Hoje na Economia – 30/04/2025

Hoje na Economia – 30/04/2025

Cenário Internacional

Ontem, o presidente Donald Trump assinou duas ordens executivas para aliviar os impactos das tarifas sobre a indústria automotiva, após forte pressão de montadoras. A primeira medida isenta carros importados de tarifas adicionais sobre aço e alumínio, e a segunda altera a tarifa de 25% sobre autopeças importadas, permitindo um desconto proporcional para montadoras que produzem carros nos EUA. 

Na Alemanha, os membros do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) aprovaram a formação de um governo de coalizão com os conservadores da CDU/CSU, liderados por Friedrich Merz. A confirmação de Merz como chanceler e a posse do novo gabinete devem ocorrer na terça-feira, marcando o início formal do novo governo.

Na China o PMI composto de abril ficou em 50,2 pontos, o de manufaturados ficou em 49,0 e o de serviços em 50,4. No Japão, a produção industrial recuou 1,1% M/M em março e as vendas no varejo caíram 1,2% M/M. Na Zona do Euro, o PIB do 1º trimestre cresceu 0,4% T/T, o dobro do esperado.

Nos EUA, o ADP, que indica a criação de empregos privados, registrou a abertura de 62 mil ante expectativa de 115 mil. Já o PIB do 1º trimestre registrou uma queda de -0,3%, acima da expectativa de -0,2%.

 

Cenário Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem o projeto de lei que permite ao governo participar do fundo privado de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos. Com isso, a União poderia fazer aportes com recursos previstos nas regras fiscais, mas os gastos do fundo seriam feitos fora do Orçamento. O texto, agora, segue para o Senado. 

Com relação à crise no INSS, a oposição conseguiu as assinaturas necessárias para protocolar o pedido de abertura de uma CPI para investigar o caso. Já a senadora Damares Alves acionou a PGR com um pedido de impeachment contra Carlos Lupi. Enquanto isso, membros do PDT continuam afirmando que, se Lupi for demitido, o partido também sairá da base do governo. 

Por fim, ontem às cúpulas da União Brasil e do PP anunciaram o lançamento da federação, que se chamará União Progressista (UP). O movimento deve influenciar o destino da candidatura adversária a Lula em 2026, com nomes de peso dos dois partidos apostando suas fichas na indicação do vice-presidente da oposição para o ano que vem. 

Na agenda de dados de hoje, a PNAD de março veio em linha com o esperado, registrando uma taxa de desemprego de 7%. Às 14h30 está prevista a divulgação do CAGED de março, com o mercado prevendo a criação de 187,5K aberturas de empregos formais.

Topo