Hoje na Economia 14/06/2022

Hoje na Economia 14/06/2022

Cenário Internacional

Ontem, mercados seguiram reagindo a surpresa altista da última sexta-feira dos dados de inflação nos EUA. Ademais reportagem do WSJ que afirmava que o Fed discutirá a possibilidade de alta de 75 pb na reunião de amanhã trigou revisão de projeções de instituições relevantes. Mercado de juros passou a precificar apertos de aproximadamente 75 pb nas próximas duas reuniões do FOMC.

Em paralelo, noticiário asiático com notícias ruins para as perspectivas de normalização de cadeias produtivas. Foram reportados novos casos de Covid-19 em Pequim e Xangai deve anunciar mais um lockdown para a realização de testes em massa, impondo novas restrições à mobilidade na economia chinesa. Na Coreia do Sul, segue a greve dos caminhoneiros locais em reivindicação por aumentos salariais e contra a alta dos combustíveis.

Hoje, o destaque da agenda é a divulgação do índice de inflação ao produtor nos EUA, que deve avançar 0,8% M/M de acordo com as expectativas do mercado, enquanto no overnight serão divulgados dados de atividade na China referentes ao mês de maio.

Cenário Nacional

No cenário local, os investidores seguem atentos ao noticiário associado à questão dos preços dos combustíveis. PLP 18/2022 (limite do ICMS) foi aprovado no Senado, mas houve alterações focadas no aumento das compensações aos Estados. Assim, projeto retorna a Câmara.

Para hoje, o destaque da agenda econômica é a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de abril, que deve mostrar aumento de 0,5% M/M do volume de serviços.

Topo