Hoje na Economia – 08/08/2022

Hoje na Economia – 08/08/2022

Economia Internacional

Os dados do payroll de julho, divulgados na última sexta-feira, vieram consideravelmente fortes e excederam as estimativas de mercado. Foram criadas 528 mil vagas de emprego no mês, ante expectativa de 250 mil, e com revisão para cima nos últimos dois dados da série. A surpresa positiva apontou aumento de empregos em lazer e hospedagem, indicando tração do setor de serviços, e o emprego no setor de construção subiu, a despeito da desaceleração sugerida pelos dados negativos de housing. Os ganhos salariais também cresceram acima do esperado (0,5% M/M contra 0,3% M/M estimado). O viés mais inflacionário do payroll trigou aumento da probabilidade de mais uma alta de 75 pb da taxa de juros na reunião do FOMC em setembro.

Os dados de crédito nos EUA, também divulgados na sexta-feira, vieram acima do esperado (US$ 40 bilhões ante US$27 bilhões est.). Na composição do número, o aumento de crédito segue ocorrendo no rotativo, mostrando manutenção do consumo via crédito. Em termos reais, a tendência ainda é de queda (-0,4% M/M e -1,2% A/A).

O índice Sentix de confiança do investidor na Zona do Euro para o mês de agosto ficou em -25,2, superior ao esperado pelo mercado (-29).

Para hoje, a agenda internacional deve ser pouco movimentada, sem maiores destaques.

Economia Nacional

O IPC-S da 1ª semana de agosto variou -1,13% na comparação mensal. A alta de 1,40% em Alimentação foi compensada pelos grupos Transportes e Habitação, que registraram deflação de -4,98% e -0,44%, respectivamente. Essas quedas ainda são reflexo da redução do ICMS, e das novas reduções dos preços de combustíveis anunciadas pela Petrobras.

Hoje a agenda doméstica será esvaziada, contando com a divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central.

Topo