Hoje na Economia – 24/08/2022

Hoje na Economia – 24/08/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o índice de atividade do Fed de Richmond veio abaixo do esperado, frustrando a expectativa de desaceleração em relação ao número anterior, de para -4, com o dado divulgado em -8. A surpresa negativa na queda da atividade foi acompanhada, em contrapartida, pela manutenção da diminuição nos componentes de tempo de entrega e atrasos nas encomendas, associados ao processo de normalização das cadeias de suprimentos. Por outro lado, também, os preços pagos mantiveram-se em patamar elevado, indicando panorama diferente do observado nos dados de outros Feds regionais. As vendas de novas casas em julho caíram 12,6% M/M, superior à queda esperada de 2,5% M/M e à contração de 8,1% M/M do dado anterior. Notícia negativa no dado foi o aumento na margem dos preços das novas casas mesmo com a redução nas vendas e aumento dos estoques, o que pode sugerir desinflação do setor imobiliário americano mais lenta que o esperado.

As prévias do índice de gerente de compras (PMI) nos EUA surpreenderam negativamente, indicando menor confiança no crescimento econômico americano. O destaque de queda ocorreu no PMI de serviços, que ficou no seu menor nível desde a pandemia, e muito abaixo do esperado (44.1 contra 49.8). O PMI de manufatura também frustrou as expectativas, mas em menor escala (51,3 contra 51,8).

Para hoje, a agenda global de dados tende a ser pouco movimentada, tendo como destaque a divulgação do número prévio de encomendas de bens duráveis nos EUA em julho.

Economia Nacional

No âmbito doméstico, o destaque da agenda é a divulgação do IPCA-15 de agosto, para o qual a SulAmérica Investimentos projeta variação de -0,92% M/M, puxado pela queda em alimentos e pela deflação nos combustíveis. Será importante monitorar, ainda, o panorama qualitativo de serviços.

Topo