Hoje na Economia – 23/03/2023

Hoje na Economia – 23/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o FOMC elevou o intervalo da taxa básica de juros em 25 pb, em linha com a expectativa da SulAmérica Investimentos e da mediana de mercado, de 4,50%-4,75% para 4,75%-5,00%. O comunicado reconheceu as surpresas altistas de atividade e de inflação e a resiliência do setor bancário americano, em que pese a ênfase dada ao impacto dos eventos recentes sobre o aperto das condições financeiras e do nível de incerteza, aos quais o comitê estará atento. Em termos de sinalização, o comunicado trouxe tom relativamente mais dovish ao antecipar que algum aperto adicional pode ser apropriado, e, na entrevista coletiva, Jerome Powell mencionou que o comitê considerou uma pausa do ciclo. Os mercados, ontem, também reagiram à fala da Secretária do Tesouro, Janet Yellen, de que o Tesouro ainda não considera a garantia de todos os depósitos do sistema bancário americano.

Na Zona do Euro, a leitura preliminar do índice de confiança do consumidor referente a março veio ligeiramente mais alta do que o mês anterior (-18,2 vs. -19), mas permaneceu em campo negativo.

Hoje a agenda global é movimentada. Nos EUA, serão divulgados dados de atividade. Saem os pedidos semanais de seguro-desemprego, as vendas de novas casas em fevereiro, o índice de atividade nacional do Fed de Chicago e a sondagem industrial do Fed de Kansas City referente a março. No Reino Unido, o destaque foi a reunião do BOE, autoridade monetária do país, cuja decisão veio em linha com o esperado pelo mercado (25 pb) e sinalização de continuidade do ciclo de aperto caso a dinâmica inflacionária demonstre persistência maior do que a esperada.

Economia Nacional

No âmbito local, conforme amplamente esperado pela SulAmérica Investimentos e pelo consenso de mercado, o COPOM manteve a meta para a taxa Selic em 13,75% a.a. No comunicado, o comitê trouxe novas revisões altistas das projeções de inflação, tanto no cenário de referência, quanto no cenário alternativo. No balanço de riscos, o comitê adicionou as incertezas financeiras globais e a desaceleração da atividade e do mercado de crédito domésticos como vetores baixistas para a inflação, e acrescentou, como vetores altistas, a desancoragem das expectativas inflacionárias, que elevam o custo de desinflação, e a incerteza quanto ao novo arcabouço fiscal, ainda que tenha reconhecido o esforço do governo em reduzir a incerteza fiscal de curto prazo por meio da reoneração dos combustíveis. Por fim, o comunicado manteve a sinalização de vigilância à estratégia de manutenção da taxa de juros por período prolongado, em linha com o esperado pela SulAmérica Investimentos, o que tende a desestimular a precificação de cortes antecipados.

Topo