Ata Copom

Ata Copom

Ata Copom

A ata do COPOM divulgada hoje teve um tom mais hawkish. As projeções de inflação do Banco Central ficaram estáveis na maior parte dos casos, com alta na inflação projetada para 2016 no cenário de mercado. Em todos os casos a inflação ainda segue acima do centro da meta.

O COPOM mencionou o enfraquecimento da economia, destacando alguns indicadores como emprego e crédito, porém, em relação ao emprego, ele disse que é preciso ampliar o horizonte de observações, significando que ele quer ver mais dados ruins de desemprego para consolidar sua opinião sobre isso.

O tom mais hawkish da ata foi visto no parágrafo 31, em que o Copom reafirma que a política monetária tem de manter-se vigilante, palavras que foram usadas no passado para indicar continuidade de aumento de 50 pb. Além disso, o COPOM deixou de colocar na ata a possibilidade de o IPCA convergir para o centro da meta ao longo de 2016, dizendo que essa convergência pode ocorrer apenas ao final de 2016, caracterizando, portanto, um menor otimismo com a inflação, que também é visto no balanço de riscos.

A SulAmérica Investimentos ainda reitera a projeção do aumento de 25 pb na próxima reunião, que deve ser ocasionado pela piora adicional dos dados de atividade que devem ser divulgados até lá (PIB, desemprego, produção industrial, varejo), além do anúncio do contingenciamento de gastos do governo (que deve ocorrer no final de maio), que pode levar o COPOM a mudar a sua caracterização da política fiscal, de neutra para contracionista.

Topo