Ata do COPOM – Junho/2014

Ata do COPOM – Junho/2014

Ata do COPOM – Junho/2014

A ata do COPOM, de forma geral, teve um tom mais dovish que as atas anteriores.

A ata do COPOM atual mostra um COPOM com menores perspectivas de crescimento brasileiro para esse ano. O COPOM também retirou a passagem que mencionava a desvalorização na taxa de câmbio nos últimos semestres, com os efeitos que isso tinha sobre a inflação no curto prazo, retirando também a passagem que mencionava a pressão nos preços de alimentos in natura.

Em relação à descrição que o COPOM faz da inflação, ele retirou a parte que dizia que a resistência da inflação estava ligeiramente acima do que se antecipava. O COPOM também não menciona mais que precisa combater tempestivamente os efeitos da inflação sobre a economia, mas agora fala em reverter os efeitos de segunda ordem decorrentes das causas de inflação mais elevada, que ele menciona serem ajustes nos preços administrados e de preços domésticos em relação aos internacionais. O COPOM também não diz mais que os indicadores econômicos estão se comportando como ele antecipava em relação ao atual ciclo de ajuste na taxa Selic.
Como nas atas anteriores, o COPOM adiciona que as condições monetárias foram apertadas desde o ano passado e que os efeitos desse aperto ainda estão por se materializar e que as condições de política monetária terão seus efeitos potencializados na presença de níveis de confiança relativamente modestos. Só que dessa vez essas questões foram enunciadas em um parágrafo com mais destaque
O COPOM, como era esperado, retirou a parte em que dizia que iria monitorar atentamente as condições do cenário macroeconômico para decidir seu próximo passo na próxima reunião, indicando que agora ele deve manter a taxa de juros estável por algumas reuniões.
Topo