Comércio varejista – outubro

Comércio varejista – outubro

Comércio varejista – outubro

12/12/13

As vendas no varejo em outubro tiveram crescimento de 0,2% M/M, abaixo da mediana das expectativas do mercado (0,5% M/M) e da projeção da SulAmérica Investimentos (0,5% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano anterior a taxa de variação foi de 5,3% A/A (expectativa da SulAmérica Investimentos de 5,9% A/A). Nesse caso, mesmo com a surpresa sendo negativa, é importante destacar que a taxa de crescimento A/A subiu em relação ao mês anterior.

O crescimento das vendas no varejo mostrou desaceleração em relação ao mês anterior (0,5% M/M), com crescimento mais fraco ocorrendo nos segmentos que estavam sendo os mais importantes para a expansão das vendas no passado recente. Houve altas em segmentos de menor peso no varejo restrito e uma alta muito forte na venda de veículos no varejo ampliado. É importante destacar, no entanto, que essa alta na venda de veículos apenas recuperou o patamar de vendas visto no mês anterior, sendo que as vendas estão nesse mesmo patamar há cerca de 1 ano, sem mostrar avanços consistentes.

Dentre os segmentos que estavam sendo importantes para a expansão das vendas no varejo no passado, cabe destacar as variações negativas de Supermercados e hipermercados, Móveis e eletrodomésticos e a forte desaceleração de Artigos farmacêuticos.

A desaceleração das vendas no varejo em outubro, por ter ocorrido nos principais grupos do varejo, responsáveis pela maior parte do crescimento do segmento no passado, é bastante importante. O crescimento das vendas no varejo está desacelerando na ponta, após um terceiro trimestre muito bom, sendo que as vendas no ano devem ter crescimento bem mais fraco que o visto no período 2007-2012 (acima de 8,5%). As vendas no varejo em 2013 devem ter expansão em torno de 4,5%, sendo que o ano que vem deve ter expansão nesse patamar também.

Topo