Comércio varejista – setembro

Comércio varejista – setembro

Comércio varejista – setembro

13/11/13

As vendas no varejo em setembro tiveram crescimento de 0,5% M/M, abaixo da mediana das expectativas do mercado (0,8% M/M) e próximo da projeção da SulAmérica Investimentos (0,4% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano anterior a taxa de variação foi de 4,1% A/A (expectativa da SulAmérica Investimentos de 4,2% A/A).

O crescimento das vendas no varejo mostrou desaceleração em relação ao mês anterior (0,9% M/M) devido, em especial, ao comportamento das vendas de móveis e eletrodomésticos. As vendas nesse setor tiveram crescimento muito forte nos dois meses anteriores (+2,4% M/M em julho e +0,5% M/M em agosto), mas mostraram acomodação em setembro (-0,2% M/M). Houve desaceleração também nas vendas de outros bens duráveis, como Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (de +3,7% M/M e +7,5% M/M em julho e agosto, respectivamente, para -0,7% M/M em setembro).

As vendas no varejo, que estavam estagnadas desde o final do ano passado, mostraram aceleração a partir do 2º trimestre deste ano. No 3º trimestre houve uma aceleração ainda maior, com as vendas em especial de supermercados e de móveis e eletrodomésticos mostrando crescimento forte. As primeiras reagiram à inflação menor de alimentos no período, enquanto o setor de móveis e eletrodomésticos reagiu ao programa Minha Casa Melhor, de concessão de crédito subsidiado para aquisição desses bens. O crescimento das vendas no varejo restrito no 3º trimestre foi de quase 15,0% anualizado, nível que não era visto desde o começo de 2012. Os dados de setembro mostram que o crescimento daqui para frente deve ser menor, em especial devido ao aumento da inflação.

Topo