Destaque Econômico – Vendas no varejo (mar/14)

Destaque Econômico – Vendas no varejo (mar/14)

Vendas no varejo (mar/14)

As vendas no comércio varejista em março no Brasil tiveram queda de 0,5% M/M, vindo abaixo das expectativas do mercado (0,0% M/M) e da projeção da SulAmérica Investimentos (0,4% M/M). A variação A/A foi negativa (-1,1% A/A), algo que não ocorria desde fev/13 (quando foi -0,2% A/A).

A maior parte dos setores mostrou queda no volume de vendas em março em relação a fevereiro, havendo três exceções (Móveis e eletrodomésticos, Artigos farmacêuticos e Livros, revistas e papelaria). O destaque de queda foi material para escritório (-6,5% M/M), e a influência mais negativa no índice geral veio de Supermercados, hipermercados, prod. alimentícios, bebidas e fumo (-1,0% M/M e -0,5 pp de contribuição), que foi afetado pela data diferente do carnaval e da páscoa.

O crescimento das vendas no varejo está desacelerando desde o final de 2010, mas com mais intensidade desde 2012. As vendas, que costumavam crescer em torno de 8,0% na última década, devem ter crescimento entre 3,0% e 4,0% nesse ano e nos próximos (sendo possivelmente mais baixas no ano que vem). O menor crescimento da massa salarial real, devido ao menor crescimento do pessoal ocupado, está causando isso, assim como o crescimento fraco do crédito ao consumo. A queda nas vendas no mês de março foi um pouco exagerada pelo efeito calendário, com datas diferentes de feriados como carnaval e páscoa tendo efeito sobre o volume de vendas, porém a tendência segue de declínio no crescimento das vendas.

Topo