Diversificação de carteira com Private Equity

Diversificação de carteira com Private Equity

Diversificação de carteira com Private Equity

Rege a máxima financeira que quanto maior o risco, maiores são também as expectativas de retorno de longo prazo. Nesta linha, os investimentos em private equity, por características peculiares ao próprio investimento, como normalmente empresas em formação, não negociadas em bolsa de valores e com menor nível de governança, configuram-se no topo da escala da relação risco versus retorno.

Desta maneira, é importante, ao considerar investimentos de longo prazo em private equity, realizar a checagem de alguns pontos que julgamos essenciais para o sucesso. Primeiramente deve-se avaliar, através de um processo de due diligence muito bem definido, os gestores escolhidos para realizarem a administração da carteira. Por se tratar de investimento de longo prazo, além da escolha, o processo de acompanhamento é fundamental.

Em segundo lugar a diversificação é muito bem-vinda. Por se tratar de um investimento arrojado por natureza, a redução de risco pode ser alcançada com uma maior diversificação, seja geográfica ou por estilo de gestão.

Por fim, gostaria de ressaltar um importante estudo realizado pela equipe de pesquisa da Pantheon, tradicional empresa gestora de fundo de fundos de private equity.

O Estudo realizado pela equipe da Pantheon buscou responder à seguinte questão: O investimento em private equity melhora o perfil de risco-retorno de um portfólio de fundo de ações?

As principais conclusões do estudo foram as seguintes:

Investimentos em private equity possuem um comportamento similar aos investimentos em ações do mercado acionário no longo prazo, porém gerando alpha, isto é, retornos adicionais ao índice de referência:

O estudo estimou um índice beta de 1.05 em relação a investimentos em private equity e o mercado acionário. Isto quer dizer que em média o potencial de valor transacional dos investimentos em private equity oscila em linha com os retornos do mercado bursátil.

Baseado no histórico de dados do estudo, os investimentos em private equity adicionam valor de 3.16% ao ano em uma carteira de ações. Este retorno adicional ( alpha) não poderia ser obtido usando apenas um portfólio convencional de ativos do mercado acionário.

Investimentos em private equity proporcionam o benefício da diversificação em uma carteira de ações tradicionais:

O investimento em private equity pode trazer maiores retornos e consequentemente maiores riscos. Entretanto, devido ao efeito da correlação (70%, segundo o estudo da Pantheon), a inclusão de investimentos neste segmento traz o benefício de diversificação, reduzindo o risco em proporção maior do que a eventual redução de retorno. A análise, portanto, nos mostra que há uma melhora na relação do retorno global da carteira ajustado ao risco.

As análises de variância e de fronteira eficiente realizadas pela equipe da Pantheon mostram que uma carteira de ativos de risco deveria ter 23,6% comprometidos em um cesta diversificada de investimentos em private equity. Esta análise inclui um redutor para essa classe de ativos devido à sua característica de iliquidez.

Podemos concluir pela análise do comparativo de risco e retorno demonstrado no estudo que os benefícios de diversificação, segundo a teoria clássica de portfólio, podem também ser aplicados aos fundos de private equity diversificados.

Topo