Economic Highlight – produção industrial (jan/20)

Economic Highlight – produção industrial (jan/20)

A produção industrial brasileira teve crescimento de 0,9% M/M em janeiro, próxima da expectativa da SulAmérica Investimentos (1,1%), porém acima da mediana de projeções do mercado (0,6%). A alta de janeiro reverte parte das quedas vistas no final de 2019 (-0,8% M/M em dez/19 e -1,6% M/M em nov/19).

Em relação ao mesmo mês do ano anterior há queda de -0,9% A/A na produção industrial em janeiro, mas isso ainda é reflexo da extração mineral (-14,9% A/A), que não havia sido afetada pelo desastre de Brumadinho ainda. Dados a partir de fevereiro não terão mais esse problema de base de comparação. A indústria de transformação, por sua vez, acelerou sua taxa de crescimento, de 0,8% A/A em dez/19 para 1,4% A/A em jan/20.

Após a queda quase generalizada nas categorias de uso em dezembro houve alta quase generalizada em janeiro. A produção de bens de capital, que havia caído -1,4% M/M em nov/19 e -12,3% M/M em dez/19, reverteu esse movimento e subiu 12,6% M/M em jan/20. A produção de bens de consumo duráveis também teve uma recuperação, mas em menor escala (+3,7% M/M em jan/20, após quedas de -2,6% e -4,4% em novembro e dezembro). Em parte, os movimentos dessas duas categorias refletem a indústria automobilística, que teve um ajuste de estoques considerável no final do ano passado (com a crise da Argentina) e agora voltou a níveis mais normais de produção.

A produção de bens intermediários teve crescimento de 0,8% M/M em jan/20 após já ter subido ligeiramente no mês anterior, 0,1% M/M. A categoria de uso com maiores problemas é a produção de bens semiduráveis e não duráveis, que teve quedas nos últimos três meses, de -0,7%, -1,4% e -0,1%.

A produção industrial deve ser afetada nos próximos meses pela paralisação das fábricas em diversos países no mundo devido ao Covid-19, em especial na China. Isso deve afetar os insumos usados por diversas indústrias, em especial de eletrônicos, automóveis e farmacêuticos. Assim, é possível que quedas consideráveis na produção industrial ocorram nos próximos meses, seguidas por recuperações quando a oferta global se normalizar. A expectativa da SulAmérioca é de crescimento de 1,7% na produção industrial em 2019.

 

Topo