Economic Highlight – produção industrial (nov/19)

Economic Highlight – produção industrial (nov/19)

A produção industrial brasileira teve queda de -1,2% M/M em novembro, contração mais intensa que a mediana projetada pelo mercado (-0,7% M/M), e próxima da projeção da SulAmérica Investimentos (-1,1% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -1,7% A/A e a variação acumulada em 12 meses seguiu com queda de -1,3% pelo terceiro mês consecutivo.

A contração da produção industrial em novembro foi disseminada, ocorrendo em 16 das 26 atividades pesquisadas. Houve recuo em todas as categorias de uso, com destaque negativo para a produção de bens de consumo duráveis (-2,4% M/M), devido à forte queda na produção de automóveis (-4,4% M/M), com redução na atividade perto do final do ano devido ao acúmulo de estoques e menor demanda da Argentina. A produção de bens intermediários interrompeu três meses seguidos de crescimento com recuo de -1,5% M/M em nov/19 (com destaque para a metalurgia, que caiu -1,1% M/M no mês e -8,0% nos últimos seis meses), enquanto a produção de bens de capital caiu -1,3% M/M. A menor queda ocorreu na produção de bens semiduráveis e não duráveis (-0,5% M/M). Dentre as altas, o destaque foi para insumos típicos da construção civil, com variação de +2,1% M/M.

A produção industrial deve seguir fraca em dezembro, uma vez que o dado de produção física de automóveis da Anfavea indicou contração de -4,8% M/M após a queda de -11,1% M/M no mês anterior (dados dessazonalizados). Assim, é esperado que a produção industrial siga em contração, mas com menor intensidade em dezembro. A piora da atividade industrial já estava incorporada nas nossas projeções de PIB, que deve crescer no último trimestre devido a outros ramos de atividade, como varejo e construção civil.

Topo