Economic Highlight – Vendas no varejo (ago/19)

Economic Highlight – Vendas no varejo (ago/19)

Economic Highlight – Vendas no varejo (ago/19)

As vendas no varejo no Brasil tiveram crescimento de 0,1% M/M em agosto, mais fraca que a expectativa da SulAmérica Investimentos (0,3%) e que a mediana de projeções do mercado (0,2%). Os dados anteriores foram revistos para baixo, com o dado de julho ficando 0,5% abaixo do divulgado previamente e tendo variação de 0,5% M/M e não 1,0% M/M. Em relação ao mesmo mês do ano anterior as vendas no varejo apresentaram expansão de 1,4%, com a variação em 12 meses tendo diminuído de 1,6% para 1,2%.

Houve queda em quatro dos oito grupos que compõem o varejo restrito. Os recuos mais intensos ocorreram em Combustíveis e lubrificantes (-3,3% M/M), Vestuários e calçados (-2,5% M/M), mas os mais significativos foram em Móveis e eletrodomésticos (-1,5% M/M) e Artigos farmacêuticos (-0,3% M/M). As altas mais intensas ocorreram em Equipamento de comunicação e material para escritório (3,8% M/M, após recuar -3,1% nos dois meses anteriores) e Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+0,6% M/M, esse sendo o grupo com maior peso).

Os dois grupos que são somados ao varejo restrito para compor o varejo ampliado tiveram queda em agosto. As vendas de Veículos, partes e peças recuaram -1,7% M/M e a de Material de construção -0,8% M/M (devolvendo a alta do mês anterior, de 0,7% M/M). O varejo ampliado, assim, teve variação nula em agosto, após ter acumulado alta de 2,7% desde fev/19.

O dado de varejo em agosto foi ruim, vindo abaixo do esperado e com queda em diversos grupos. Entretanto, a expectativa para o próximo mês segue boa, com a projeção da SulAmérica Investimentos sendo de alta de 0,7% M/M, impulsionada pelas ofertas na semana do Brasil e pela maior confiança do consumidor. Para o ano de 2019 a expectativa da SulAmérica Investimentos é de variação de 1,6%, menor do que a vista em 2018 (2,3%).

Topo