Economic Highlight – vendas no varejo (out/19)

Economic Highlight – vendas no varejo (out/19)

Economic Highlight – vendas no varejo (out/19)

As vendas no varejo no Brasil tiveram alta de 0,7% M/M, acima da projeção da SulAmérica Investimentos (0,6%) e da mediana de expectativas do mercado (também 0,6%). É importante destacar que o crescimento ocorreu mesmo com os dados anteriores sendo revistos para cima, com o nível de vendas no varejo de agosto estando 0,4% superior ao divulgado anteriormente. Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 2,1% A/A, o sexto mês consecutivo de alta. A variação em 12 meses, por sua vez, subiu levemente, de 1,4% para 1,5%. O nível dessazonalizado de vendas no varejo de set/19 é o maior já visto desde mai/15 e está 4,7% abaixo do máximo histórico (de out/14).

O crescimento nas vendas no varejo em setembro foi bem disseminado, com apenas um dos oito grupos que compõem o varejo restrito tendo queda: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com variação de -2,0% M/M. É importante frisar que essa queda ocorreu após variação positiva de 3,8% M/M no mês anterior. Dentre os grupos que tiveram alta, os destaques foram Móveis e eletrodomésticos, com variação de 5,2% M/M e Tecidos, vestuário e calçados, com variação de 3,3% M/M. Os dois grupos tiveram variação negativa no mês anterior, de -1,9% M/M e -2,1% M/M, respectivamente. O grupo Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve variação pequena, de 0,2% M/M, após ter subido 0,9% M/M em média nos últimos quatro meses.

O varejo ampliado teve variação de 0,9% M/M em set/19, uma aceleração em relação ao mês anterior (0,1% M/M) e o sétimo mês consecutivo de crescimento, com expansão acumulada de 4,0%. Os dois grupos que são adicionados ao varejo restrito para formar o varejo ampliado mostraram recuperação em setembro (1,2% M/M para Veículos, motos, partes e peças e 1,5% M/M para Material de construção), após as quedas verificadas em agosto (-1,7% M/M e -0,6% M/M, respectivamente).

A variação das vendas no varejo restrito no 3º trimestre foi de +1,5% T/T, a maior desde o 1º trimestre de 2017 (3,0% T/T). O mês de setembro foi o quinto mês consecutivo de alta na margem, com ganhos acumulados de 2,3%. Assim o crescimento por cinco meses consecutivos ajuda a explicar a melhora substancial da variação trimestral (ela havia sido 0,0% T/T no 2º trimestre).

O crescimento das vendas no varejo ocorre já há alguns meses de forma contínua e se acelera no final do 3º trimestre, o que deve ajudar o carregamento estatístico para o 4º trimestre. As vendas no varejo no final de ano devem ser beneficiadas também pela Black Friday e pela liberação de saques do FGTS e PIS/PASEP. As projeções da SulAmérica Investimentos indicam uma aceleração do crescimento das vendas no varejo no 4º trimestre, para 2,1% T/T, com boa parte do crescimento concentrada em novembro (devido ao Black Friday), o que faria a variação em 12 meses acelerar dos atuais 1,6% para fechar o ano em 2,0%.

Topo