Efeitos da Correlação

Efeitos da Correlação

Efeitos da Correlação

21/08/2013

Todo gestor de ativos conhece e segue a máxima que nunca deve colocar todos os ovos no mesmo saco, isto significa na pratica da gestão que não se deve colocar todo investimento em um único ativo, ou seja a diversificação é fundamental na gestão de ativos, e por que ela é fundamental na gestão de ativos, simplesmente porque é na diversificação que conseguimos reduzir o risco da carteira.

O processo de diversificação consiste em montar uma carteira que se enquadra no seu mandato e que possui ativos com correlação baixa ou até mesmo negativa, vamos exemplificar o que é a correlação:

Por definição a correlação é uma medida de relação entre duas variáveis. A correlação pode ser positiva ou negativa e a variação vai de 1 até – 1. Quanto maior a correlação maior o risco e quanto menor a correlação menor o risco.

Abaixo um exemplo de um movimento sem correlação:

Com correlação Negativa:

Com correlação Positiva:

Vejamos o beneficio para uma carteira de investimentos, utilizando a relação “Risco vs Retorno” para o exemplo abaixo:

No caso de uma correlação igual a 1 (totalmente positiva) para uma carteira composta por 50% do ativo x e 50% do ativo y teríamos:

Retorno de 9%
Risco de 14%

Com uma alocação em 100% no ativo y temos 8% de retorno e 10% de risco, cada adição de participação do ativo x na carteira, terá incremento de retorno e risco. Chegando em 100% em x com um retorno de 10% e risco de 18%.
No caso de uma correlação igual a -1 (totalmente negativa). Podemos estimar um retorno de 8,7% e risco 0%, neste ponto a alocação será de 36% em x e 64% em Y.

Aumentando a alocação de x acima de 36% estaremos aumentando o retorno e o risco da carteira.

Conclusão: A correlação é um grande aliado quando buscamos a redução do risco de mercado de uma carteira, por isso não devemos olhar somente a volatilidade do ativo, devemos olhar sempre a volatilidade e a correlação dos ativos.

Redator: Fábio Traldi

Topo