Hoje na Economia – 25/08/2022

Hoje na Economia – 25/08/2022

Economia Internacional

Nos EUA, as encomendas de bens duráveis em julho tiveram variação de 0,0% M/M, abaixo do esperado pelos analistas (0,8% M/M), mas com revisão para cima do dado anterior (de 2% M/M para 2,2% M/M). A despeito da surpresa negativa no índice cheio, o núcleo que exclui encomendas de bens de transportes avançou acima da expectativa (0,3% M/M contra 0,2% M/M).

Na Alemanha, o PIB do 2º trimestre cresceu 0,1% T/T com ajuste sazonal, ligeiramente acima da expectativa (0,0% T/T) e da leitura prévia (0,0% T/T). Na composição do número, houve alta de 2,3% nos gastos do governo no trimestre, enquanto a demanda interna desacelerou de 1,4% no trimestre anterior para 0,7% e as importações subiram 1,6%. O índice IFO de clima de negócios ficou levemente acima do esperado (88,5 ante expectativa de 86,8), com melhora na margem no componente de expectativas, que foi de 79 para 80,3.

Hoje a agenda global conta com a divulgação de dados relevantes nos EUA, como o PIB do 2º trimestre, que deve mostrar contração de 0,7% T/T anualizado. Também serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego e o índice de atividade do Fed de Kansas City. Os mercados também estarão atentos ao início do simpósio de Jackson Hole.

Economia Nacional

O IPCA-15 de agosto, divulgado ontem, variou -0,73% M/M, tendo deflação inferior à esperada pela SulAmérica Investimentos (-0,92% M/M) e pelo mercado (-0,83% M/M). A surpresa altista foi concentrada em bens industriais, como itens de higiene pessoal e vestuário, que avançaram 0,27% ante projeção de -0,35%. Destacaram-se, por fim, os serviços subjacentes, que subiram acima do esperado (0,78% contra 0,74%). No todo, a leitura é de que ainda há componentes inflacionários resilientes na margem, que podem dificultar o processo de desinflação.

Para hoje, a agenda doméstica deve ter como destaque a divulgação dos dados do CAGED de julho, para o qual o mercado projeta criação de aproximadamente 260 mil vagas formais de emprego.

Topo