Hoje da Economia – 02/05/2019

Hoje da Economia – 02/05/2019

Edição 2245

02/05/2019

Mercados operam entre altos e baixos, nesta manhã, sem direcional claro, com investidor voltando o foco para os balanços corporativos e de olho no andamento das conversações comerciais entre EUA e China, que parecem estar próximas de uma solução.

Na Ásia, o pregão de hoje foi marcado por baixo volume de negócios, devido ao feriado no Japão e China, que manteve os mercados dessas praças fechados. Notícias de que EUA e China possam anunciar nesta sexta-feira um acordo, pondo um fim nas divergências comerciais entre os dois países, estimularam as bolsas da Coreia do Sul, onde o índice Kospi subiu 0,42% em Seul. O Hang Seng avançou 0,83% em Hong Kong. O índice MSCI Asia Pacific ex-Japão fechou com queda discreta de 0,10%. No mercado de câmbio, o dólar é cotado a 111,55 ienes de 111,42 ienes de ontem à tarde.

No mercado americano, os futuros dos principais índices de ações de Nova York apontam para uma abertura em alta, recuperando-se após as quedas de ontem. As bolsas americanas passaram a operar no vermelho ontem, após o Fed reforçar a estabilidade das taxas de juros básicas ao longo deste ano, descartando a possibilidade de promover algum corte neste ano, frustrando as expectativas do mercado. Nesta manhã, o futuro do Dow Jones opera em alta de 0,19%; o S&P 500 avança 0,27%; Nasdaq tem valorização de 0,37%. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos situa-se em 2,527% ao ano, com alta de 1,01%, nesta manhã, enquanto o índice DXY, que mede o comportamento do dólar ante uma cesta de divisas fortes, recua 0,10%, a 97,58 pontos, ficando próximo à mínima atingida na semana passada.

Na Europa, as principais bolsas de ações da região operam em queda na volta do feriado. Os balanços corporativos divulgados não mostraram resultados convergentes, com a petrolífera Shell superando as estimativas dos analistas, enquanto o Lloyds Bank ficou abaixo das projeções do mercado. O índice STOXX600 opera em queda de 0,21%, no momento. Em Londres, o FTSE100 recua discretos 0,04%; o CAC40 cai 0,38% em Paris; em Frankfurt, o DAX registra ganho de 0,34%, nesta manhã. O euro é negociado a US$ 1,1199, mesmo patamar observado na véspera do feriado de ontem.

Os contratos futuros de petróleo iniciaram esta quinta-feira operando em baixa, decorrente da forte alta nos estoques dos EUA na última semana, como também de notícias de que o governo do Irã negou que os americanos tenham capacidade para zerar as exportações do país, mesmo com as sanções adotadas pelo governo Trump. Nesta manhã, o contrato futuro do produto tipo WTI para junho é cotado a US$ 62,90/barril, com queda de 1,08%.

A Bovespa deve abrir em baixa, repercutindo a queda dos ADRs brasileiros em Nova York no feriado, após a frustração com o posicionamento do Fed que afastou a possibilidade de realizar algum corte nos juros americanos ainda este ano. Diante de uma agenda econômica doméstica esvaziada em termos de indicadores, o mercado de juros futuros deve mostrar ligeiras oscilações, acompanhando o desempenho do dólar e dos Treasuries ao longo do dia.

Topo