Hoje da Economia – 11/04/2019

Hoje da Economia – 11/04/2019

Edição 2232

11/04/2019

Investidores operam os negócios, nesta quinta-feira, com certo pessimismo, diante dos avisos dados pelos organismos internacionais e bancos centrais quanto os riscos de uma desaceleração mais forte da economia global.

Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em baixa. O índice regional de ações, MSCI Asia Pacific fechou o dia com queda de 0,5%, recuando para o menor patamar da semana. Na China, o índice Xangai Composto caiu 1,6%. Dados oficiais divulgados hoje mostraram que a taxa anual de inflação ao consumidor na China acelerou de 1,5% em fevereiro para 2,3% em março, atingindo o maior nível em cinco meses, graças à alta dos alimentos. A inflação anual ao produtor subiu de 0,1% para 0,4% no mesmo período. O Hang Seng teve queda de 0,93% em Hong Kong; o Taiex caiu 0,55% em Taiwan e o sul-coreano Kospi ficou estável em Seul. No Japão, o índice Nikkei teve leve alta de 0,11% em Tóquio. A moeda americana subiu para 111,12 ienes de 110,95 ienes de ontem à tarde.

As bolsas europeias operam sem direção única, nesta manhã. Repercutem o acordo ocorrido ontem à noite entre os líderes da União Europeia, que concordaram em adiar o Brexit até 31 de outubro. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, registra queda discreta de 0,09%. Em Londres, o FTSE 100 tem queda moderada de 0,09%; o DAX flutua em torno da estabilidade em Frankfurt. Em Paris, na contramão da região, o CAC40 avança 0,39%. O euro troca de mãos a US$ 1,1278, mantendo-se próximo desse patamar.

No mercado americano, os juros das treasuries operam em alta. O T-Bond de 10 anos remunera a 2,475% ao ano, nesta manhã, contra 2,470% de ontem à tarde. O índice DXY, que acompanha a moeda americana frente a uma cesta de moedas, opera próximo à estabilidade, no momento. No mercado futuro de ações, os principais índices da bolsa de Nova York operam com altas discretas: Dow Jones +0,07%; S&P 500 0,09%; Nasdaq +0,10%.

Os contrato futuros de petróleo operam em baixa nesta manhã, pesando o forte aumento dos estoques americanos reportado pelo Departamento de Energia (DoE), mais do que anulando os efeitos de notícias positivas sobre os volumes cortados na produção pela Opep. O contrato futuro do petróleo tipo WTI para maio é negociado a US$ 64,17/barril, com queda de 0,70%, no momento.

No mercado de ações doméstico, a Bovespa deve abrir sem direcional claro, seguindo o comportamento das principais bolsas internacionais nesta manhã. As notícias políticas, principalmente as manobras do Centrão ameaçando obstruir a sessão da CCJ para votar o relatório sobre a PEC da Previdência, pode levar investidores a reduzir a exposição em ações. O mercado de juros futuros pode operar entre margens estreita, em linha com a relativa estabilidade do dólar em termos globais, bem como do yield das treasuries.

Topo