Hoje na Economia – 01/02/2022

Hoje na Economia – 01/02/2022

A maioria das principais bolsas internacionais opera em alta nesta terça-feira. As declarações de alguns dirigentes do Fed alertando contra um aperto monetário excessivo, além do necessário, trouxe certa calma aos investidores. Há também expectativas positivas acerca dos balanços corporativos que serão conhecidos hoje, que devem confirmar a ótima temporada de lucros empresariais.

Na Ásia, onde os principais mercados permaneceram fechados por conta de feriado, as bolsas fecharam em alta, seguindo a rodada positiva das bolsas americanas no pregão de ontem. O índice regional MSCI Asia Pacific fechou com ganho modesto de 0,3%. No Japão, o índice Nikkei subiu 0,28% em Tóquio, sustentado pelas ações do setor de eletrônicos. Na Austrália, o Banco Central da Austrália (RBA) manteve sua taxa básica de juros em 0,10%, mas decidiu encerrar o seu programa de compra de ativos.

Na Europa, as ações relacionadas à commodities e ao setor financeiro são destaques de alta, nesta manhã. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, opera com valorização de 1,26%, no momento. Em Londres, o FTSE100 avança 0,88%; o CAC40 sobe 1,18% em Paris; em Frankfurt, o DAX registra alta de 1,19%. Foram divulgados os índices de gerentes de compras (PMI) industrial da zona do euro e da Alemanha, que permanecem mostrando bom ritmo de expansão, ainda que viessem abaixo do esperado pelos analistas do mercado. O PMI da zona do euro subiu de 58,0 dezembro para 58,7 em janeiro. Na Alemanha subiu de 57,4 para 59,8, na mesma base de comparação. Favorece também a alta das ações europeias nesta manhã, a divulgação de balanços corporativos, como o do banco suíço UBS, cujo lucro trimestral veio maior do que o esperado.

No mercado americano, o dia de hoje mostra-se tomado pela divulgação de balanços corporativos, bem como de indicadores de atividade industrial (PMI e ISM de janeiro), além de algumas manifestações de membros do Fed. Entre os resultados empresariais esperados, destaque para Alphabet; Paypal; Exxon Mobil; AMD; Starbucks; GM e Eletronic Arts. No momento, os índices futuros das bolsas de Nova York operam em baixa moderada, após os mercados à vista subirem com vigor nos dois últimos pregões, limitando as perdas acumuladas em de janeiro. O futuro do Dow Jones registra queda de 0,14%; S&P 500 recua 0,36%; Nasdaq opera com alta marginal de 0,05%. O índice DXY do dólar mostra recuo de 0,19%, nesta manhã, com o dólar recuando não só frente às moedas fortes como também de algumas emergentes, numa indicação que hoje deve ser mais um dia favorável aos ativos dos emergentes. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos opera em baixa, caindo dois pontos base para 1,75% ao ano, refletindo as sinalizações de que o Fed não deve adotar movimentos radicais no processo de aperto monetário.

No mercado de petróleo, diante da expectativa em relação à reunião da Opep+ amanhã para decidir sobre sua estratégia de produção, os investidores realizam lucros, após os ganhos recentes. O contrato futuro do petróleo WTI para março recua 0,87% no momento, negociado a US$ 87,28/barril.

Em um ambiente favorável à tomada risco, resultando em recuo global do dólar e juros dos treasuries em queda, ganham os ativos das economias emergentes. O fluxo estrangeiro deve continuar dando sustentação ao Ibovespa e ao real. Hoje começa a reunião de dois dias do Copom, o que deve deixar a curva de juros futuros oscilando entre margens estreitas à espera do resultado, amanhã.

Topo