Hoje na Economia – 01/02/2023

Hoje na Economia – 01/02/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os mercados, ontem, reagiram positivamente à divulgação do Índice de Custo do Emprego (ECI), que desacelerou pelo 3º trimestre consecutivo eregistrou alta inferior à esperada pelo mercado no 4º trimestre de 2022 (1,0%T/T contra 1,1% T/T). O índice de confiança do consumidor do Conference Board referente a janeiro também veio levemente mais fraco do que o esperado (107,1ante 109,0), enquanto o índice FHFA de preços de casas caiu 0,1% M/M emnovembro. O PMI de Chicago ficou em 44,3 em janeiro.

Na Zona do Euro, a leitura prévia da inflação ao consumidor registrouvariação de -0,4% M/M em janeiro, abaixo da mediana das projeções (0,1% M/M). A surpresa baixista na margem foi explicada pela queda nos preços de energia, namedida em que o núcleo de inflação avançou mais do que o esperado na comparação interanual (5,2% vs. 5,1%). A leitura final do índice de gerentes de compras(PMI) de Manufatura referente a janeiro não foi revisada e manteve-se em 48,8.

Na China, o PMI Caixin de Manufatura ficou levemente abaixo do esperado pelos analistas (49,2 ante 49,8) em janeiro, e manteve-se relativamente estável em relação ao dado anterior.
Hoje a agenda global será movimentada. Nos EUA, o destaque é a reunião do FOMC, para a qual esperamos elevação do intervalo das Fed Funds Rates em 25 pb, para 4,50%-4,75%, em linha com o consenso de mercado. Os investidores estarão atentos a eventuais mudanças de sinalização no comunicado da decisão e na coletiva de Powell. Também serão divulgados dados referentes ao mercado de trabalho (ADP e JOLTS) e à atividade (ISM e PMI de Manufatura) em janeiro.

Economia Nacional

No âmbito local, os dados do CAGED divulgados ontem surpreenderam negativamente ao mostrar contração líquida de vagas formais de emprego maior do que a esperada no mês de dezembro (-431 mil vs. -330 mil), o que levou o saldo acumulado em 2022 ao patamar de mais de 2 milhões de vagas formais criadas.
Destaque da agenda doméstica hoje é a reunião do COPOM. A expectativa da SulAmérica Investimentos é de manutenção da meta para a taxa Selic em 13,75% a.a. – em linha com o consenso de mercado. No comunicado, o comitê deve sinalizar que segue vigilante ao panorama de desancoragem das expectativas de inflação, deterioração do debate fiscal e incerteza quanto à manutenção das metas de inflação. No front político, ocorrem hoje as eleições legislativas para presidência da Câmara e do Senado.

Topo