Hoje na Economia – 01/06/2023

Hoje na Economia – 01/06/2023

Economia Internacional

Na Zona do Euro, a leitura preliminar da inflação ao consumidor referente a maio mostrou variação inferior à esperada pelo mercado (0,0% M/M ante 0,2% M/M), levando a inflação acumulada em 12 meses para 6,1%. A surpresa baixista no dado prévio de maio teve contribuições dos preços de energia e alimentos, que desaceleraram na margem. Também houve surpresa positiva com o núcleo, que avançou 5,3% A/A ante expectativa de alta de 5,5% A/A. A taxa de desemprego em abril foi de 6,5%, ligeiramente abaixo do dado anterior, que foi revisado para 6,6%.

Na China, o PMI Caixin de Manufatura subiu de 49,5 para 50,9 em maio, superando a estimativa mediana do mercado de estabilidade e retornando ao campo expansionista.

Nos EUA, a agenda de hoje tem como destaques dados de atividade, emprego e inflação. O ADP de maio mostrou abertura de 278 mil vagas no setor privado, que desacelerou em ritmo inferior ao esperado pelo mercado (170 mil). O dado de custo unitário do trabalho do 1° trimestre foi revisado para baixo, de 6,3% T/T anualizado para 4,2%, ante expectativa de 6,0%. Ainda será divulgado o ISM de Manufatura, que deve ter permanecido em campo contracionista em maio. Harker, do Fed, deve discursar à tarde.

Economia Nacional

No âmbito local, o destaque da agenda, hoje, foi a divulgação do PIB referente ao 1° trimestre deste ano. O PIB registrou crescimento de 1,9% T/T, surpreendendo a expectativa mediana de mercado de 1,2% T/T. Na comparação interanual, o PIB avançou 4,0%, também acima do esperado (3,1%). A importante surpresa altista na margem foi explicada pelo desempenho do setor agropecuário, que teve expansão de 21,6% no trimestre, e pela indústria extrativa, que subiu 2,3%. Em contrapartida, pelo lado da demanda, o PIB mostrou enfraquecimento da absorção interna, com desaceleração do consumo e dos investimentos, além do desempenho aquém do esperado das exportações.

Topo