Hoje na Economia – 01/08/2023

Hoje na Economia – 01/08/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o PMI do Fed de Chicago referente a julho, que foi divulgado ontem, veio abaixo do esperado pelos analistas (42,8 vs. 43,5) e manteve-se em patamar contracionista, ainda que tenha avançado em relação ao dado anterior (41,5). O índice de atividade do Fed de Dallas, também referente a julho e divulgado ontem, permaneceu em campo negativo (-20), mas acelerou ante o dado de junho (-23,2). O Relatório de Crédito do Fed (Senior Loan Officer Opinion Survey) referente ao 2° trimestre mostrou piora das condições de crédito na margem.

Na China, o PMI Caixin de Manufatura, que foi divulgado no overnight, voltou para terreno de contração ao recuar de 50,05 para 49,2 em julho, abaixo do esperado pela mediana de mercado (50,1).

Na Europa, foram divulgadas as leituras finais dos PMIs de Manufaturas referentes a julho. O PMI da Zona do Euro ficou em linha com o dado preliminar (42,7), assim como na Alemanha (38,8). No Reino Unido, por outro lado, houve revisão altista de 0,3 no dado final, que subiu para 45,3. Em relação ao mercado de trabalho, a taxa de desemprego na Zona do Euro ficou em 6,4% em junho.

Hoje a agenda global conta com a divulgação de dados de atividade e emprego nos EUA. Destacadamente, serão divulgados o ISM de Manufatura de julho, que deve mostrar ligeira aceleração na margem, a abertura de postos de trabalho apurada pelo JOLTS de junho, para a qual o mercado estima 9,6 milhões ante 9,82 milhões em maio, e a leitura final do PMI de Manufatura de julho. Goolsbee, do Fed, tem discurso agendado para hoje. Os mercados também monitoram as divulgações de resultados corporativos.

Economia Nacional

No âmbito local, destaque da agenda de dados, hoje, foi a divulgação da produção industrial de junho, que registrou expansão de 0,1% M/M e superou a expectativa mediana de mercado de -0,1%. Na comparação interanual, a produção industrial acumulou alta de 0,3%. O dado de junho teve contribuição positiva da indústria extrativa mineral, que cresceu 2,9% M/M, enquanto a indústria de transformação seguiu enfraquecida (-0,2% M/M). Entre as categorias de uso, houve queda de 4,6% M/M da produção de bens de consumo duráveis, refletindo a redução da produção de veículos. No todo, a ligeira surpresa positiva de junho corrobora a visão de crescimento suavemente positivo no 2° trimestre.

Topo