Hoje na Economia – 01/09/2023

Hoje na Economia – 01/09/2023

 Cenário Internacional

Na China, foi divulgado nesta madrugada o PMI Caixin de Manufatura referente ao mês de agosto, que surpreendeu positivamente a expectativa mediana dos analistas de mercado. O índice avançou para campo expansionista neste mês, subindo de 49,2 para 51 – acima do esperado pelos analistas (49).

Na Europa, foram divulgadas as leituras finais dos PMIs de Manufatura de agosto. O PMI da Zona do Euro recuou marginalmente em relação à leitura preliminar (43,5 vs. 43,7). Na Alemanha, o índice permaneceu em linha com o resultado prévio, enquanto no Reino Unido, o índice excedeu a preliminar (43 vs. 42,5).

Para hoje, a agenda global tem como destaque a divulgação do payroll de agosto, nos EUA.

Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de dados econômicos, hoje, foi a divulgação do PIB do 2° trimestre. O PIB registrou expansão de 0,9% T/T, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos (0,5% T/T) e pelo consenso de mercado (0,3% T/T), compatível com crescimento interanual de 3,4%. A surpresa altista do headline teve nova contribuição positiva relevante do setor agropecuário, que recuou menos do que o esperado no trimestre. Pela ótica da demanda, os gastos do governo e as exportações aceleraram na comparação interanual, enquanto o consumo das famílias desacelerou de 3,5% A/A para 3,0% A/A. No todo, a leitura é de que a surpresa do dado do 2° trimestre deve levar à rodada de revisões para cima do crescimento deste ano.

No front fiscal, os mercados locais seguem repercutindo o envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente a 2024.

Topo