Hoje na Economia – 01/10/2024
Cenário Internacional
Nos EUA, o discurso de Powell, ontem, teve tom percebido como hawkish pelos mercados ao sinalizar que o cenário base incorpora uma desaceleração no ritmo de flexibilização monetária. Caso os dados venham em linha com o esperado, Powell espera mais 2 cortes de 25 pb neste ano.
Na Zona do Euro, houve divulgação de dados de inflação e atividade. Foi divulgada a leitura preliminar da inflação ao consumidor de setembro, que registrou variação de -0,1% M/M e surpreendeu para baixo a expectativa mediana do mercado, de 0,0% M/M. Na comparação interanual, a inflação desacelerou para 1,8%, enquanto o núcleo acumulou alta de 2,7%. O dado final do PMI de Manufatura referente a setembro foi revisado marginalmente para cima, de 44,8 para 45,0.
Para hoje, a agenda global inclui dados de atividade e emprego nos EUA. Os destaques serão o ISM de Manufatura, que deve ter subido para 47,5 em setembro, e o JOLTS de agosto, que deve mostrar abertura de 7,67 milhões de postos de trabalho no mês. Bostic, do Fed, tem discurso agendado.
Cenário Brasil
No âmbito local, a agenda de hoje não possui maiores destaques. O IPC-S registrou variação de 0,63% na 4ª quadrissemana de setembro, pressionado pela tarifa de energia elétrica.