Hoje na Economia – 02/03/2023

Hoje na Economia – 02/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o ISM de Manufatura de fevereiro, que foi divulgado ontem, veio ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado (47,7 ante 48) e manteve-se em terreno de contração. Na abertura do dado, o componente de novas encomendas registrou avanço importante, de 42,5 para 47, a despeito da surpresa baixista no índice cheio. Por outro lado, o componente de preços pagos subiu mais do que o esperado, de 44,5 para 51,3, ante expectativa de 46,5, o que sustentou a preocupação dos mercados com o panorama inflacionário americano. Kashkari, do Fed, afirmou em discurso ontem que está aberto a altas de 25 e 50 pb na próxima reunião do FOMC, mas que o foco deve ser a estimativa do nível da taxa terminal, que ele deve revisar para cima – do atual 5,4% – após as surpresas altistas nos dados de inflação e atividade na margem.

Na Zona do Euro, a inflação ao consumidor surpreendeu para cima na leitura preliminar do mês de fevereiro, mostrando alta de 0,8% M/M – superior à esperada pela mediana das projeções de 0,5% M/M. O núcleo de inflação registrou alta acumulada de 5,6% na comparação interanual, também acima do esperado pelos analistas (5,3%).

A agenda global de hoje conta com a divulgação final dos dados de custo unitário de trabalho no 4º trimestre e dos pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA.

Economia Nacional

No âmbito local, o resultado do PIB divulgado nesta manhã mostrou contração de 0,2% T/T no 4º trimestre de 2022, em linha com o consenso de mercado e levemente abaixo do esperado pela SulAmérica Investimentos (+0,1% T/T). Assim, o crescimento acumulado no ano de 2022 foi de 2,9%. Pelo lado da demanda, houve contribuições positivas do consumo das famílias e dos gastos do governo, ao passo que, pela ótica da oferta, os setores agropecuário e de serviços se destacaram positivamente. Para 2023, seguimos com a prospecção de crescimento inferior ao observado no último ano.

Para hoje, o restante da agenda doméstica conta com a divulgação das vendas de veículos da Fenabrave em fevereiro.

Topo