Hoje na Economia 02/05/2017

Hoje na Economia 02/05/2017

Edição 1755

02/05/2017

Mercados de ações sustentam a trajetória de alta dos últimos dias, ainda que em ritmo moderado. O dólar mostra fracas oscilações frente a importantes moedas; yield das treasuries avança. Petróleo opera em alta, recuperando parte das perdas recentes.

Na Ásia, mercados fecharam no azul, liderados pelas bolsas coreanas. O índice MSCI Asia Pacific fechou esta terça-feira com valorização de 0,4%, atingindo o nível mais alto desde 2015. A bolsa de Tóquio foi beneficiada pela fraqueza do iene, impulsionando as ações de exportadoras. O índice Nikkei subiu 0,70%, na sessão de hoje. O dólar é negociado a 112,24 ienes, ligeiramente abaixo da cotação de 111,83 ienes de ontem à tarde. Na China, o índice de gerentes de compras do setor industrial (PMI manufatura) caiu para 50,3 em abril, de 52,3 em março, segundo pesquisa Caixin Media/Markit. O PMI oficial da indústria chinesa também recuou em abril, para a mínima em seis meses de 51,2 ante 51,8 em março. A bolsa de Xangai fechou em queda de 0,35%; em Hong Kong o índice Hang Seng fechou com ganho de 0,33%.

Na Europa, a divulgação de balanços com resultados positivos, como da petrolífera britânica BP que bateu a previsão dos analistas, e indicadores mostrando que a atividade industrial ganha impulso na região favorecem os mercados de ações da zona do euro. O PMI-manufatura subiu para 56,7 em abril, de 56,2 em março, atingindo o maior nível em seis anos. O índice de ações pan-europeu, STOXX600, tem valorização de 0,25%, no momento. Em Londres, o FTSE100 sobe 0,50%; em Paris o CAC40 avança 0,34%; em Frankfurt o DAX ganha 0,10%. O euro é negociado a US$ 1,0918, mantendo-se próximo do patamar observado nos últimos dias.

Entre os ativos americanos, o juro pago pelo T-Bond de 10 anos sobe 0,78% nesta manhã, situando-se em 2,338% ao ano, refletindo o aviso do Tesouro de que pode aumentar a emissão de títulos longos, nos próximos meses. O dólar flutua entre altos e baixos, mas, no momento, o índice DXY aponta estabilidade da moeda americana diante das principais divisas internacionais. O índice futuro de ações S&P 500 após operar em queda durante a madrugada, voltou para estabilidade, neste momento.

No mercado de petróleo, o contrato futuro para entrega em junho do produto tipo WTI é negociado a US$ 40,05/barril, com alta de 0,43%, recuperando-se das perdas de ontem. Persistem preocupações com o aumento da oferta da commodity, em especial nos EUA e na Líbia. O índice Geral de Commodity Bloomberg sobe 0,33%, nesta manhã, com destaque para metais básicos que avançam 0,53%.

A Bovespa deve acompanhar a tendência de alta sinalizada pelas principais praças internacionais, estimulada também pela recuperação dos preços do petróleo. O dólar pode subir frente ao real, bem como os juros longos da curva de juros a termo acompanhando a alta das Treasuries americanas. No front político, mercado devem avaliar os impacto das manifestações e o contra-ataque do governo para aprovar as reformas.

Topo