Hoje na Economia – 02/09/2025

Hoje na Economia – 02/09/2025

Cenário Internacional

A dirigente do BCE, Isabel Schnabel, afirmou que as taxas de juros devem permanecer estáveis, destacando que a economia da zona do euro segue resiliente. Nessa linha, os dados divulgados na madrugada mostraram aceleração da inflação da região para 2,1% A/A em agosto, ligeiramente acima da meta de 2% do BCE, mas em linha com as projeções de mercado.

Nos Estados Unidos, ainda hoje serão divulgados o PMI de manufatura (10h45) e o ISM manufatureiro (11h).

 

Cenário Brasil

O STF inicia hoje o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na Primeira Turma. Segundo o G1, a expectativa é de que Luiz Fux apresente voto divergente, mas que o processo seja concluído ainda em setembro.

Ontem à noite, a CNN reportou que o governo americano já prepara novas sanções ao Brasil, que podem incluir restrições ao Banco do Brasil e às importações da Rússia.

No campo político, Bolsonaro teria pedido apoio a Arthur Lira para viabilizar a votação do PL da anistia. Tarcísio de Freitas também tratou do tema com Hugo Motta, mas, segundo o Metrópoles, ouviu que uma proposta ampla de anistia não teria ambiente para avançar na Câmara.

Por fim, o jornal O Globo afirma que o governo tenta fechar acordo para confirmar a taxação de 5% sobre LCA, LCI e LIG, enquanto o Senado deve concluir hoje a votação da PEC 66.

Nesta manhã, foi divulgado o PIB do 2º trimestre, que registrou crescimento de 0,4% T/T, acima da projeção da SulAmérica Investimentos de 0,2% T/T.

Topo