Hoje na Economia – 02/10/2023

Hoje na Economia – 02/10/2023

Cenário Internacional

Na China, no final da semana passada, foram divulgados os Índices de Gerentes de Compras (PMIs) referentes a setembro. Os dados da NBS (National Bureau of Statistics) vieram ligeiramente acima do esperado e das leituras anteriores, com o PMI de Manufatura retornando ao terreno expansionista (50,2) e o PMI de Serviços avançando para 51,7. Em contrapartida, os PMIs Caixin surpreenderam para baixo as expectativas dos analistas. O PMI de Manufatura caiu de 51 para 50,6, ante 51,2 esperado, enquanto o PMI de Serviços recuou para 50,2, abaixo da projeção mediana de 52 e do dado anterior (51,8).

Na Europa, os destaques no overnight também foram dados de atividade. A leitura final do PMI de Manufatura para setembro na Zona do Euro ficou em linha com a prévia (43,4), ao passo que a taxa de desemprego caiu de 6,5% para 6,4% em agosto. Na Alemanha, houve ligeira revisão baixista do PMI de Manufatura, de 39,8 para 39,6, enquanto no Reino Unido, por outro lado, o PMI final foi revisado marginalmente para cima, de 44,2 para 44,3.

Hoje a agenda internacional terá como destaques dados de atividade nos EUA. Serão divulgados o ISM de Manufatura, que deve ter permanecido em campo contracionista em setembro, a leitura final do PMI de Manufatura e os gastos com construções em agosto, além dos discursos de Powell, Harker e Williams, do Fed.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o Relatório Focus desta segunda-feira não trouxe destaques em termos de revisões relevantes para as trajetórias de inflação, juros e crescimento, com as projeções de mercado permanecendo estáveis na margem.

Para hoje, o restante da agenda doméstica de dados econômicos ainda conta com a divulgação do CAGED de agosto, que deve mostrar criação líquida de vagas formais de emprego superior à do mês anterior (173 mil vs. 142 mil), e do saldo da balança comercial em setembro.

Topo