Hoje na Economia – 02/12/2022

Hoje na Economia – 02/12/2022

Economia Internacional

Nos EUA, a inflação medida pelo PCE, que foi divulgada ontem, mostrou alta de 0,3% M/M em outubro, em linha com a expectativa da SulAmérica Investimentos e ligeiramente abaixo da mediana de mercado, que estava por volta de 0,4% M/M. Na comparação interanual, a inflação acumulada desacelerou para 6,02%. Também houve leve surpresa positiva no núcleo, que subiu 0,2% M/M ante 0,3% M/M esperado. No todo, os dados americanos de inflação seguem corroborando a leitura de desaceleração inflacionária na margem. Em relação à atividade, o ISM de Manufaturas referente a novembro veio abaixo do esperado (49 contra 49,7) e voltou ao patamar contracionista, registrando quedas nos componentes de produção, emprego e encomendas, que indicam panorama recessivo.
Na Zona do Euro, a inflação ao produtor variou -2,9% M/M em outubro, deflação superior à expectativa do mercado (-2,0% M/M) e revertendo a alta de 1,6% M/M observada no mês anterior. No acumulado em 12 meses, o índice caiu de 41,9% para 30,8%.
Hoje, o destaque da agenda global é a divulgação do payroll de novembro nos EUA, que deve mostrar criação de 200 mil empregos no mês. Não é esperada mudança na taxa de desemprego, que deve permanecer em 3,7%. Os ganhos salariais podem desacelerar um pouco mais na margem, de 0,4% M/M para 0,3% M/M.

O noticiário chinês associado a estímulos ao crescimento e eventuais medidas de flexibilização da política de Covid-Zero também deve ser ponto de atenção dos mercados.

 

Economia Nacional

No âmbito local, o resultado do PIB divulgado mostrou expansão de 0,4% T/T no 3º trimestre deste ano, abaixo do esperado pela
SulAmérica Investimentos (0,5% T/T) e pelo consenso de mercado (0,6% T/T), chegando a crescimento de 3,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Pelo lado da demanda, houve contribuições positivas do consumo das famílias, do investimento e das exportações, ao passo que, pela ótica da oferta, o setor de serviços se manteve resiliente. Apesar da surpresa para baixo no headline, o número deixa um carrego importante para 2022 e 2023.

Para hoje, a agenda doméstica conta com a divulgação da Produção Industrial referente a outubro, que deve apontar avanço de 0,4% M/M. No front político, a negociação da PEC segue incerta em relação aos valores e ao tempo de duração que constarão no texto final.

Topo