Hoje na Economia – 03/03/2023

Hoje na Economia – 03/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os dados divulgados ontem seguiram indicando pressão do mercado de trabalho, em especial do ponto de vista do balanço de riscos para a inflação. O custo unitário do trabalho subiu 3,2% T/T anualizado na leitura final do 4º trimestre de 2022, acima do esperado pela mediana das projeções (1,6%) e acelerando em relação à preliminar (1,1%). Os pedidos semanais de seguro-desemprego seguiram surpreendendo para baixo (190 mil contra 195 mil esperados). O tom dos discursos de membros do Fed ontem foi lido como relativamente mais moderado pelos mercados. Bostic sinalizou que é favorável à alta de 25 pb na próxima reunião do FOMC e uma eventual pausa do ciclo de aperto após junho, enquanto Waller condicionou sua revisão da taxa terminal de juros ao comportamento da próxima rodada de dados.

Na Zona do Euro, a inflação ao produtor teve variação inferior à esperada em janeiro (-2,8% M/M ante -0,4% M/M), desacelerando para 15% no acumulado em 12 meses. A surpresa baixista teve importante contribuição dos preços de energia, que recuaram 9,4% M/M. Em relação à atividade, as divulgações finais dos PMIs de Serviços referentes a fevereiro na Europa sofreram suaves revisões baixistas de modo geral, mas mantiveram-se em campo de expansão (acima de 50). O PMI de Serviços da Zona do Euro ficou em 52,7, contra dado prévio de 53, enquanto na Alemanha, o PMI foi revisado de 51,3 para 50,9. No Reino Unido, houve ligeira revisão para cima do dado final (de 53,3 para 53,5).

Na China, o PMI Caixin de Serviços veio acima do esperado (55 vs. 54,5) e avançou em relação ao dado anterior (52,9), retornando ao maior nível desde agosto.

Hoje a agenda global conta com a divulgação de dados de atividade nos EUA. Serão divulgadas as leituras finais do PMI e do ISM de serviços em fevereiro. A expectativa é que o ISM se mantenha em terreno expansionista, e os mercados ficarão atentos ao comportamento do componente de preços pagos. Logan, Bostic e Bowman, do Fed, discursam ao longo do dia.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos hoje não possui destaques e permanece esvaziada.

Topo