Hoje na Economia – 03/05/2021

Hoje na Economia – 03/05/2021

Esta semana será marcada por nova leva de indicadores importantes sobre a economia americana, que deve reforçar o contexto de intensa recuperação da atividade, refletido no fortalecimento progressivo do mercado de trabalho. Por ora, o Fed tem reiterado sua disposição de manter os estímulos monetários por longo período de tempo, o que deve continuar mantendo o apetite ao risco elevado.

Os índices futuros das principais bolsas de Nova York operam em forte alta nesta manhã, sugerindo recuperação após as perdas de sexta-feira. O índice futuro do Dow Jones sobe 0,57%; S&P 500 registra alta de 0,47%; Nasdaq valoriza 0,27%, no momento. O índice DXY do dólar, que mede as variações da moeda americana frente a uma cesta de seis moedas relevantes, opera com baixa de 0,08%, situando-se em 91,21 pontos, após os ganhos recentes. Os futuros dos Treasuries operam estáveis, em torno de 1,63% ao ano, neste dia em que os mercados da Ásia estão fechados por conta de feriado. Hoje será divulgado o índice de gerentes de compras do setor industrial de abril, apurado pela ISM, que deve permanecer próximo aos recordes atuais, reafirmando a forte dinâmica do setor produtivo americano.

Na Ásia, os mercados fecharam em baixa, em dia de liquidez reduzida pelos feriados no Japão, China e outros mercados. O índice regional de ações, MSCI Asia Pacific, apurou perda de 0,50% no pregão de hoje. O humor dos investidores foi negativamente afetado pelo agravamento da pandemia de covid-19 em vários países. Na Índia, o número de mortes bateu novo recorde diário, enquanto Hong Kong luta para impedir a disseminação do que parece ser uma nova cepa do coronavírus. O índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong registrou perda de 1,28%, nesta segunda-feira. O sul-coreano Kospi registrou queda de 0,66% em Seul, enquanto o Taiex perdeu 1,10% em Taiwan. O dólar é cotado a 109,58 ienes, subindo em relação ao valor de 109,34 ienes de sexta-feira à tarde.

Na Europa foi divulgada a leitura final do índice de gerentes de compras (PMI) da zona do euro, que subiu de 62,5% em março para 62,9 em abril, atingindo recorde pelo segundo mês consecutivo. O dado veio abaixo da expectativa do mercado e da primeira prévia, ambos em 63,3. Após a divulgação desse dado, o euro mostrou ligeiras oscilações, mas permanece sendo cotado a US$ 1,2053, valorizando 0,27% diante da divisa americana. No mercado de ações, o índice STOXX600 tem alta moderada de 0,13%, no momento. Em Paris, o CAC40 sobe 0,16%; em Frankfurt, o DAX registra alta de 0,27%. Mercados em Londres permanecem fechados por conta de feriado.

Em dia de dólar enfraquecido, o mercado de petróleo ensaia recuperação. O contrato futuro do petróleo tipo WTI, para junho, é negociado a US$ 63,72/barril, valorizando 0,19%, nesta manhã.

No Brasil, o cenário político é preponderante. Na pauta, a possível apresentação do relatório sobre a reforma tributária, que deve ser efetuada em partes, enquanto o ambiente político esquenta com os primeiros depoimentos na CPI da Covid. O Ibovespa deve se manter próximo dos 120 mil pontos, enquanto se aguarda pela divulgação de importantes balanços: Itaú, hoje a noite e Bradesco amanhã. Os DIs devem permanecer estáveis à espera do Copom, na quarta-feira, enquanto o real pode se favorecer diante da fraqueza do dólar lá fora.

Topo