Hoje na Economia – 03/06/2022

Hoje na Economia – 03/06/2022

Economia Internacional

Frustração com anúncio da expansão da produção pela OPEP+ pressionou preço do petróleo, com repercussão nos mercados. Ademais, rumores que Elon Musk teria alertado para necessidade de corte de 10% da força de trabalho da Tesla, com receio de recessão. Declaração se soma a outras nessa linha de importantes executivos como Jaime Dimon.

Hoje o destaque é a divulgação dos dados referentes ao mercado de trabalho dos Estados Unidos. Indicadores são importantes para avaliação do quadro inflacionário e das perspectivas de crescimento da economia americana.

Economia Brasileira

PIB do primeiro trimestre cresceu 1% frente ao quarto trimestre de 2021, frustrando as expectativas do mercado – que esperava crescimento de 1.2% T/T. Essa frustração não corrobora estimativas mais otimistas de crescimento – na casa de 2% ou mais – que chegaram a ser cogitadas pelo mercado. Projeções devem consolidar-se em torno de 1.5% – nossa projeção. Vale a ressalva, porém, que esse crescimento é superior ao projetado há um mês. Para o segundo trimestre, a economia brasileira ainda apresenta bom desempenho, mas estimamos perda de ímpeto ao longo do período.

No front político o receio com a decretação do estado de calamidade afetou negativamente o mercado de juros ontem. Notícias de hoje falam na busca de alternativas menos onerosas do ponto de vista fiscal por parte da equipe econômica para aliviar pressão no preço dos combustíveis. Uma PEC nos moldes da aprovada no início de 2021 é a opção especulada.

Topo