Hoje na Economia 03/09/2015

Hoje na Economia 03/09/2015

Edição 1351

03/09/2015

O dia abre mais tranquilo, com baixa aversão ao risco, refletindo o fechamento dos mercados da China e Hong Kong por conta dos feriados comemorativos do final da Segunda Grande Guerra para os chineses.

As bolsas asiáticas fecharam em alta, acompanhando o bom desempenho dos mercados americanos no dia de ontem, além da calma proporcionada pelo fechamento dos mercados chineses. O índice MSCI Asia Pacific fechou o dia com ganho de 0,1%, com destaque para a bolsa de Tókio, onde o índice Nikkei apurou valorização de 0,48%, a primeira alta da semana. No mercado de moeda, o dólar se mantém estável, flutuando em torno da cotação de 120,35 ienes.

Na Europa, dados mostrando avanço nas vendas ao varejo da zona do euro e atividade econômica mais forte captada pelo PMI composto de agosto impulsionam os mercados de ações da região, nesta manhã. O índice STOXX600 opera com valorização de 1,48%, no momento. Demais mercados também registram expressivas altas: Londres +1,50%; Paris +1,40% e Frankfurt +1,70%. Estabilidade nas cotações do euro em relação às principais moedas. Frente à moeda americana, oscila em torno de US$ 1,1225, nesta manhã.

O índice futuro do S&P 500 opera com alta de 0,30% no momento, sinalizando um dia de evolução mais contida para os mercados de ações americanas após as fortes altas obtidas no pregão de ontem. Investidor mais cauteloso à espera da divulgação do relatório sobre emprego amanhã, quando poderá ter uma melhor visão sobre o momento em que o Fed iniciará a alta dos juros americanos. O dólar mostra-se estável frente às principais moedas, enquanto o juro pago pelo T-bond de 10 anos permanece em torno de 2,18% ao ano.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI é negociado a US$ 46,27/barril (+0,04%), enquanto as demais commodities recuperam parte do terreno perdido nos últimos dias. O índice total de commodities sobe 0,43% nesta manhã, com destaque para metais básicos com valorização de 0,54%.

Ontem o Copom manteve a taxa Selic estável em 14,25% ao ano, como era amplamente esperado pelos participantes do mercado. No comunicado que acompanhou a decisão, o Copom manteve a sinalização de juros estáveis por tempo prolongado. Diante de um ambiente externo mais calmo e dado a falta de novidades (boas ou más) no front político doméstico, a Bovespa poderá voltar a apresentar ganhos no pregão de hoje. Dólar e juros devem mostrar oscilações contidas.

Topo