Hoje na Economia – 04/01/2023

Hoje na Economia – 04/01/2023

Economia Internacional

Nos EUA, a leitura final do PMI de Manufaturas ficou em linha com a última preliminar e com a expectativa dos analistas, fechando o mês de dezembro em 46,2. O dado de gastos com construção referente a novembro, também divulgado ontem, surpreendeu para cima a projeção mediana do mercado (0,2% M/M ante -0,4% M/M esperado) e reverteu a queda de 0,2% M/M do dado anterior, tendo contribuições positivas dos gastos em construções privadas e não-residenciais.

Na Zona do Euro, o dado final do PMI de Serviços de dezembro ficou acima da leitura prévia (49,8 contra 49,1). Na Alemanha, o PMI de Serviços veio em linha com o esperado (49,2 contra 49) em dezembro, enquanto a prévia da inflação ao consumidor de dezembro seguiu mostrando arrefecimento na margem (-0,8% M/M ante -0,6% M/M esperado), refletindo a queda nos preços de energia.

Hoje, a agenda internacional conta com a divulgação de dados nos EUA. Os destaques ficam por conta do ISM de Manufatura de dezembro e do JOLTS, que deve mostrar abertura de 10 milhões de vagas de emprego em novembro. À tarde, o Fed divulga a ata da última reunião do FOMC. No overnight, sai o PMI Caixin de Serviços na China, referente a dezembro.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados segue esvaziada e sem destaques. Os mercados seguem atentos ao noticiário político e à deterioração do debate acerca das medidas a serem implementadas pelo novo governo.

Topo