Hoje na Economia – 04/01/2024

Hoje na Economia – 04/01/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, o balanço dos dados divulgados ontem trouxe viés baixista para o cenário de juros, indicando atividade ainda resiliente sem pressão adicional sobre preços e algum alívio no mercado de trabalho. O ISM de Manufatura referente a dezembro permaneceu em campo contracionista, mas avançou de 46,7 para 47,4 e veio acima da expectativa mediana do mercado (47,1), ao passo que o componente de preços pagos caiu de 49,9 para 45,2, ante 49,5 esperado. Os dados de emprego apurados pelo JOLTS mostraram abertura de postos de trabalho inferior à esperada pelos analistas em novembro (8,790 milhões vs. 8,821 milhões) e queda da taxa de demissões voluntárias.

Na China, foi divulgado nesta madrugada o PMI Caixin de Serviços referente ao mês de dezembro, que surpreendeu positivamente a projeção mediana dos analistas ao registrar alta de 1,4 ponto, para 52,9, ante 51,6 esperado.

Para hoje, a agenda global contempla a divulgação de dados de atividade e emprego nos EUA. Serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego e o ADP de dezembro, que deve mostrar criação de 125 mil empregos no setor privado, além da leitura final do PMI de Serviços de dezembro, que deve permanecer estável em relação à prévia.

 Cenário Brasil

No âmbito local, as notas de operações de crédito referentes a novembro, divulgadas nesta manhã pelo Banco Central, mostraram expansão de 0,9% no volume total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), condizente com variação acumulada em 12 meses de 7,1%. As concessões nominais tiveram alta de 0,9% M/M na série com ajuste sazonal, e a inadimplência entre pessoas físicas caiu de 5,9% para 5,7%.

Topo