Hoje na Economia 04/03/2016

Hoje na Economia 04/03/2016

Edição 1468

04/03/2016

O foco hoje estará voltado para os Estados Unidos, onde será divulgado o relatório de emprego referente a fevereiro. Os dados devem continuar mostrando um mercado de trabalho ainda robusto, mas com sinais de estabilidade, em linha com o crescimento moderado apresentado pela economia americana nos últimos meses. Segundo o consenso, a economia americana deve ter criado 195 mil novas vagas em fevereiro, superando o volume criado no mês anterior (151 mil). A taxa de desemprego, por sua vez, deve ter ficado em 4,9%.

A evolução dos salários também deverá ser acompanhada com atenção. Após a surpresa com o aumento da inflação no mês passado, caso os salários mostrem avanço significativo, as apostas para a política monetária devem voltar a considerar aumento dos juros neste ano. Esperando pelos dados, mercados americanos operam de lado. O dólar permanece estável em relação às principais moedas, enquanto o juro pago pelo T-Bond de 10 anos mostra leve recuo (-0,66%), situando-se em 1,822% ao ano, no momento. O índice futuro do S&P 500 flutua em torno da estabilidade.

Na Europa, mercados operam com leve tendência de alta, aguardando os dados americanos. O índice de ações pan-europeu STOXX600 registra alta de 0,05%, no momento. Em Londres, o índice FTSE100 opera com ganho de 0,40%; em Paris o CAC40 sobe 0,28%; em Frankfurt o DAX tem valorização de 0,23%. O euro troca de mãos a US$ 1,0959, sem grandes oscilações.

Na Ásia, mercados fecharam em sua maioria em alta, estimulados pela expectativa de dados que confirmem o avanço da economia norte-americana, bem como no aguardo da reunião de líderes do governo chinês neste final de semana, onde se espera por anúncios de medidas fiscais de estímulos a economia chinesa. O índice MSCI Asia Pacific subiu 0,4% no pregão de hoje. No Japão, a sustentação da alta dos preços do petróleo e enfraquecimento da moeda japonesa alimentaram a procura por ações. O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou o dia com ganho de 0,32%. No mercado de câmbio, a moeda americana é cotada a 113,71 ienes, com pequenas oscilações em torno desse valor. Na China, o índice Xangai Composto subiu 0,50%, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong apurou valorização de 1,18%.

No mercado de commodities, o petróleo tipo WTI é negociado a US$ 34,51/barril, com queda de 0,17%. Demais commodities operam em alta, com destaque para metais básicos (+0,98%) e agrícolas (+0,90%).

No mercado doméstico, o ambiente político deve continuar roubando a cena, ditando o direcional para os mercados. A polícia federal iniciou nova fase da operação Lava Jato, denominada Aletheia. O principal destaque dessa operação foi a condução coercitiva do ex-presidente Lula para depor em São Paulo. Mercados devem manter a mesma tendência observada ontem, após o vazamento da delação premiada do senador Delcídio Amaral: bolsa de ações em alta, dólar em queda, juros em baixa, refletindo um ambiente de diminuição da percepção de risco.

Topo