Hoje na Economia – 04/07/2022

Hoje na Economia – 04/07/2022

Economia Internacional

Na última sexta-feira, foi divulgado o ISM de manufatura nos EUA, que frustrou as expectativas do mercado (53 vs. est. 54,5) e caiu em relação ao dado anterior, mostrando desaceleração maior que a esperada na atividade americana e dando mais tração à tese de retração no segundo trimestre, e risco de recessão.

Na Zona do Euro, a inflação ao produtor em maio ficou em 0,7% M/M ante expectativa de 0,9% M/M. Apesar da surpresa ligeiramente positiva, o índice acumulado em 12 meses chegou a 36,3%, puxado pelo aumento em bens intermediários. Em termos de confiança do consumidor, o índice Sentix surpreendeu negativamente: -26,4 ante projeção de -20. A piora do indicador se deve à persistência das pressões inflacionárias na Europa e à incerteza macroeconômica global.

Para hoje, a agenda global está esvaziada, muito em razão do feriado do Dia da Independência nos EUA. Entretando, os mercados seguem atentos ao noticiário relacionado ao surgimento de novos surtos de Covid-19 na China.

Economia Nacional

Divulgado na sexta-feira, o saldo da balança comercial apresentou superávit de US$ 8,8 bilhões no mês de junho, abaixo da expectativa de saldo de US$ 9,9 bilhões e com queda das exportações na margem.

Hoje, a agenda doméstica não possui maiores destaques e o foco deve seguir tanto no noticiário político associado às discussões da PEC dos Auxílios no Legislativo quanto nos impactos nas coletas de inflação da redução do ICMS em diversos estados.

Topo