Hoje na Economia – 04/08/2022

Hoje na Economia – 04/08/2022

Economia Internacional

Ontem, os dados de serviços nos EUA tiveram performance mista. Na leitura final de julho, o PMI de serviços foi revisto de 47 para 47,3, desacelerando em comparação ao dado anterior (52,7). Em contrapartida, o ISM de serviços surpreendeu a expectativa mediana do mercado e veio acima do esperado (56,7 contra 53,5 estimado), crescendo ante o número anterior (55,3). Na composição do dado, houve melhora em novas encomendas, produção e emprego, o que diminui a percepção de que a economia americana pode estar entrando em recessão no sentido mais amplo do conceito. Notícias positivas, também, foram a queda em tempo de entrega, apontando melhora nas cadeias de produção, e a queda em preços pagos, na medida em que a surpresa altista do ISM não foi acompanhada de pressão em preços. No todo o ISM corrobora nossa visão de transição na composição da inflação, com perspectiva de arrefecimento de preços de bens, mas continuidade de panorama complexo em serviços.

Na Alemanha, as encomendas à indústria, divulgadas no overnight, caíram 0,4% M/M em junho, enquanto era esperada uma queda maior, de 0,9% M/M. Houve revisão para baixo do dado anterior, de 0,1% para -0,2%.

Hoje, a agenda global tende a ser mais esvaziada, contando com as divulgações da balança comercial de junho e dos pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA.

Economia Nacional

Ontem o COPOM elevou a taxa SELIC em 50 pb, para 13,75%, conforme amplamente esperado pela SulAmérica Investimentos e pelo mercado. No comunicado, o comitê sinalizou que “avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião”. Essa sinalização somada a outras alterações no comunicado – como o foco na inflação de 2024 – mostra o desejo da autoridade monetária em parar em 13,75. No entanto, seguimos projetando alta adicional de 25pb devido ao cenário que projetamos a frente, com continuidade de surpresas altistas de atividade, e inflação de serviços elevada.

Para hoje, a agenda econômica local não possui destaques.

Topo