Hoje na Economia – 04/09/2024

Hoje na Economia – 04/09/2024

 Cenário Internacional

Na China, foi conhecido nesta madrugada o PMI Caixin de Serviços referente a agosto, que permaneceu em campo expansionista, mas veio ligeiramente abaixo do esperado pelos analistas. O índice recuou de 52,1 para 51,6, ante projeção mediana de 51,8.

Na Europa, foram divulgadas as leituras finais dos PMIs de Serviços de agosto, que foram revisadas para baixo. O PMI da Zona do Euro foi revisto para 52,9, de 53,3 na divulgação preliminar. Na Alemanha, o PMI de Serviços caiu de 51,4 para 51,2 na divulgação final. Nesta madrugada, também foi divulgada a inflação ao produtor de julho na Zona do Euro, que variou 0,8% M/M e superou a expectativa consensual dos analistas de 0,3% M/M. Na comparação interanual, os preços ao produtor acumulam deflação de -2,1%.

Para hoje, o restante da agenda internacional contempla dados de atividade e emprego a serem divulgados nos EUA. Destacadamente, o JOLTS de julho deve mostrar abertura de 8,1 milhões de vagas de emprego no mês, patamar levemente inferior ao observado em junho (8,2 milhões). As encomendas à indústria devem ter tido alta de 4,9% M/M em julho, enquanto o dado final das encomendas de bens duráveis não tende a ser revisado.

Cenário Brasil

No âmbito local, foi divulgada a produção industrial referente a julho. A indústria registrou contração levemente superior à esperada pelo mercado (-1,4% M/M vs. -1,0% M/M), enquanto acumulou alta de 6,1% na comparação interanual. O dado de julho mostrou quedas tanto da indústria extrativa (-2,4% M/M) quanto da indústria de transformação (-1,3% M/M), ao passo que, entre as grandes categorias de uso, houve recuo de 2,5% da produção de bens de consumo. A produção de bens de capital, por outro lado, subiu 2,5% no mês. 

Topo