Hoje na Economia – 04/10/2023

Hoje na Economia – 04/10/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de emprego apurados pelo JOLTS referentes a agosto, que foram divulgados ontem, mostraram abertura de postos de trabalho superior à esperada pelo consenso de mercado (9,61 milhões vs. 8,80 milhões) e foram acompanhados por uma revisão altista do dado anterior, de 8,827 milhões para 8,92 milhões.

Nesta madrugada, houve divulgação de dados de atividade e inflação na Zona do Euro. As vendas no varejo variaram -1,2% M/M em agosto, abaixo do esperado pelos analistas (-0,5% M/M) e do dado anterior (-0,2% M/M). A leitura final do PMI de Serviços de setembro sofreu ligeira revisão altista, de 48,4 para 48,7, mas permaneceu em terreno contracionista. A inflação ao produtor de agosto veio em linha com o esperado pelos analistas, indicando alta de 0,6% no mês e consistente com deflação interanual de -11,5%. Na Alemanha, também houve revisão altista do PMI de Serviços na divulgação final de setembro, subindo de 49,8 para 50,3.

Hoje a agenda internacional terá como destaques dados de atividade nos EUA. O ADP de setembro mostrou criação de 89 mil empregos no setor privado, que desacelerou em relação ao dado de agosto (177 mil) e veio abaixo do esperado pelos analistas (150 mil). Ainda serão divulgados o ISM de Serviços e a leitura final do PMI de Serviços referentes a setembro, além das encomendas à indústria em agosto. Bowman e Goolsbee, do Fed, discursam.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos será pouco movimentada hoje, ao passo que os mercados seguem atentos à dinâmica do cenário externo.

Topo