Hoje na Economia – 04/11/2022

Hoje na Economia – 04/11/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o ISM de serviços de outubro veio abaixo do esperado (54,4 ante expectativa de 55,3) e desacelerou em relação ao dado anterior (56,7). O enfraquecimento do dado derivou de componentes mais ligados à atividade, como novas encomendas, emprego e atividade de negócios, corroborando a visão de desaquecimento da economia americana na margem.

Na Zona do Euro, o número final do PMI de serviços de outubro ficou marginalmente acima da leitura preliminar (48,6 contra 48,2), mas permaneceu em zona de contração. A inflação ao produtor referente a setembro também veio em linha com o esperado (1,6% M/M), ainda pressionada pelos preços de energia, que avançaram 3,3% no mês. O índice acumulou alta de 41,9% nos últimos 12 meses. Na Alemanha, o PMI de serviços encerrou o mês de outubro com surpresa positiva na margem (46,5 ante 44,9 esperado).

Na China, os mercados reagem positivamente ao noticiário associado ao encontro de Xi Jinping com o Chanceler alemão Olaf Scholz, no qual foi discutida uma eventual aprovação de vacinas de mRNA no país, o que possibilitaria maior controle do quadro sanitário e levaria a algum relaxamento da política chinesa de Covid-Zero.

Para hoje, destaque da agenda global é a divulgação dos dados do payroll de outubro nos EUA, que deve mostrar criação de 195 mil vagas de emprego no mês, alta de 0,3% M/M dos ganhos salariais e taxa de desemprego em 3,6%.

 

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados segue esvaziada. Bruno Serra, do Banco Central, participa de fórum de investimentos pela manhã.
No front político, o foco deve se manter sob o processo de transição e a evolução da discussão dos nomes a serem indicados para a equipe econômica do novo governo, além do noticiário associado ao pacote fiscal de 2023.

Topo