Hoje na Economia – 05/01/2023

Hoje na Economia – 05/01/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os dados de atividade divulgados ontem divergiram em termos do impacto sobre o panorama inflacionário. O JOLTS de novembro mostrou abertura de 10,45 milhões de vagas de emprego no mês, acima do esperado pela mediana de mercado (10 milhões), e contou com revisão altista do dado anterior, de 10,33 milhões para 10,51 milhões, o que corrobora a visão de maior dificuldade no processo de desinflação do setor de serviços. Por outro lado, o ISM de Manufaturas de dezembro veio conforme o esperado (48,4 contra 48,5), mas mostrou queda superior à esperada no componente de preços pagos (de 43 para 39,4), em linha com a expectativa de descompressão da inflação de bens. A ata do FOMC manteve o tom hawkish, reforçando a sinalização de um nível de taxa de juros terminal mais elevada e de manutenção desta por um período mais prolongado. Assim, mantivemos nossa projeção de 3 altas adicionais de 25 pb, levando as FFR (Fed Funds Rate) para 5,0% – 5,25% ao final de 2023.

Na Zona do Euro, a inflação ao produtor registrou variação de -0,9% M/M em novembro, queda ligeiramente superior à esperada pelo mercado (-0,8% M/M). O número teve contribuição dos preços de energia, que recuaram 2,2% M/M. No acumulado em 12 meses, o índice desacelerou para 27,1%. No Reino Unido, a leitura final do PMI de Serviços de dezembro foi revisada marginalmente para baixo, de 50 para 49,9.

Na China, o PMI Caixin de Serviços veio acima do esperado (48 contra 46,8) e subiu em relação ao dado anterior (46,7), interrompendo a trajetória de queda dos últimos 4 meses.

Para hoje, a agenda global conta com a divulgação de nova rodada de dados nos EUA, tendo como destaque o ADP de dezembro, que deve mostrar criação de 150 mil postos de trabalho no setor privado. Serão divulgados, também, os pedidos semanais de seguro-desemprego, a leitura final do PMI de Serviços de dezembro e o saldo da balança comercial em novembro.

Economia Nacional

Hoje, o destaque da agenda local é a divulgação da Produção Industrial referente a novembro, para a qual se espera contração de 0,2% M/M na margem. A Fenabrave divulga as vendas de veículos em dezembro.

Topo