Hoje na Economia – 05/04/2023

Hoje na Economia – 05/04/2023

Economia Internacional

Nos EUA, os dados de atividade divulgados ontem vieram mais fracos do que o esperado pelo mercado e voltaram a preocupar os investidores quanto ao risco de recessão. A abertura de postos de trabalho no JOLTS foi de 9,9 milhões em fevereiro, inferior à expectativa mediana do mercado (10,5 milhões) e do dado anterior (10,56 milhões, revisado de 10,8 milhões). As encomendas à indústria contraíram 0,7% M/M em fevereiro, ante queda esperada de 0,5% M/M. O núcleo que exclui transportes recuou 0,3% na margem, abaixo do esperado pelos analistas (0,0% M/M).

Na Europa, as leituras finais dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs) de Serviços referentes a março seguiram em campo expansionista. O PMI de Serviços da Zona do Euro foi ligeiramente revisado para baixo, de 55,6 para 55, enquanto o PMI do Reino Unido sofreu marginal revisão altista, de 52,8 para 52,9. Na Alemanha, as encomendas à indústria surpreenderam positivamente as expectativas do mercado ao mostrar alta de 4,8% M/M, acima da projeção mediana de 0,3% M/M, reduzindo a contração acumulada na comparação interanual para -5,7%.

Hoje a agenda tem como destaque uma nova rodada de dados nos EUA. O ADP mostrou criação de 145 mil vagas de emprego no setor privado em março, abaixo do consenso de mercado (210 mil) e do dado anterior, que foi revisado de 242 mil para 261 mil. Mais tarde, serão divulgados o PMI e o ISM de serviços de março e o saldo da balança comercial em fevereiro.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos segue esvaziada. Hoje os mercados seguem atentos ao noticiário associado ao front fiscal e político e monitoram a participação do Presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Roberto Campos Neto, em eventos pela manhã.

Topo