Hoje na Economia – 05/05/2023

Hoje na Economia – 05/05/2023

Economia Internacional

Na China, o PMI Caixin de Serviços recuou de 57,8 para 56,4 em abril, ante 57 esperado pelo mercado, mas manteve-se em campo expansionista pelo 4º mês consecutivo e seguiu a trajetória de recuperação em 2023.

Na Europa, os dados de atividade divulgados no overnight vieram mais fracos que o esperado pelos mercados. As vendas no varejo na Zona do Euro contraíram 1,2% M/M em março, queda superior à esperada pela mediana das projeções e ao dado anterior (-0,2% M/M), levando a variação interanual a -3,8%. Na Alemanha, as encomendas à indústria registraram queda de 10,7% M/M em março – a maior desde abril de 2020 – frustrando a expectativa mediana do mercado de contração menos intensa (-2,3% M/M) e recuando em relação ao dado de fevereiro (4,5% M/M).

Hoje o destaque da agenda internacional foi a divulgação do payroll de abril, nos EUA, que excedeu as expectativas de mercado tanto na esfera de emprego quanto na de salários. Foram criadas 253 mil vagas de emprego no mês, acima da mediana de mercado (185 mil) e do dado anterior, que foi revisado para baixo, de 236 mil para 165 mil. A expectativa de ligeira alta na taxa de desemprego não foi correspondida, com a métrica recuando de 3,5% para 3,4%. Os ganhos salariais também vieram mais altos do que o esperado (0,5% M/M contra 0,3% M/M) e aceleraram para 4,4% na comparação interanual. No todo, os dados do payroll de abril afastam o receio com uma recessão na economia americana neste ano e reforçam o cenário esperado pela SulAmérica Investimentos de manutenção de juros por período prolongado pelo Fed.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos segue esvaziada, ao passo que os mercados seguem atentos ao noticiário político, mantendo no radar a repercussão da entrevista concedida pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta manhã à Rádio CBN.

Topo