Hoje na Economia – 05/07/2023

Hoje na Economia – 05/07/2023

Economia Internacional

Na China, o PMI Caixin de Serviços referente a junho veio abaixo do esperado pelos mercados (53,9 contra 56,2) e desacelerou em relação ao dado anterior (57,1), o que corrobora a visão de enfraquecimento da atividade chinesa e a perspectiva de estímulos à frente.

Na Zona do Euro, a leitura final do PMI de Serviços de junho foi revisada ligeiramente para baixo, de 52,4 para 52. No front da inflação, os preços ao produtor registraram deflação em maio superior à estimada pelos analistas (-1,9% M/M ante -1,7% M/M), refletindo o arrefecimento nos preços de energia. Na comparação interanual, a inflação ao produtor acumula variação de -1,5%. Em termos de expectativas, a inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses caiu de 4,1% para 3,9%.

Hoje a agenda global tem como destaques a divulgação da ata da última reunião do FOMC e das encomendas à indústria em maio, nos EUA. Williams, do Fed, e De Cos, do ECB, discursam ao longo do dia.

Economia Nacional

No âmbito local, os emplacamentos de veículos avançaram 0,1% M/M em junho na série sazonalmente ajustada, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave, ontem. A ligeira alta observada em junho foi consistente com expansão de 10% na comparação interanual e foi puxada pelos emplacamentos de automóveis, que avançaram 14,8% no mês.

Para hoje, a agenda doméstica de dados econômicos não possui maiores destaques, na medida em que o foco dos mercados permanece sobre o front político e a repercussão do noticiário associado a pautas econômicas em discussão no Congresso.

Topo