Hoje na Economia – 05/08/2022

Hoje na Economia – 05/08/2022

Economia Internacional

Ontem, o Banco da Inglaterra elevou a taxa básica de juros em 50 pb, ao patamar de 1,75%, conforme esperado. Também foi anunciado um programa de venda de títulos no balanço do BOE, de 10 bilhões de libras ao ano.

O desempenho da produção industrial na Alemanha em junho, divulgado no overnight, superou a expectativa de queda de 0,3% M/M, variando positivamente 0,4% M/M, com revisão para baixo do dado anterior, de 0,2% para -0,1%. Na comparação interanual, a contração foi menor que a esperada (-0,5% A/A ante -1,3% A/A).

Hoje, o destaque da agenda internacional é a divulgação do payroll de julho nos EUA, para o qual o mercado espera criação de 250 mil vagas.

Economia Nacional

O IGP-DI de julho teve variação de -0,38% M/M, superior à deflação esperada pela SulAmérica Investimentos (-0,11%) e pelo mercado (0,17%), desacelerando para 9,13% no acumulado em 12 meses. A surpresa positiva no dado veio na esteira da queda de 0,32% nos preços ao produtor, refletindo o arrefecimento nos preços de commodities agrícolas e do minério de ferro. Nos preços ao consumidor, a variação de -1,19% no índice foi explicada pelas contrações nos itens de habitação e transportes, tendo em vista as reduções tributárias sob preços administrados.

Para hoje, a agenda doméstica conta com a divulgação dos dados de vendas e produção de veículos da Anfavea, referentes ao mês de julho.

Topo