Hoje na Economia – 05/09/2022

Hoje na Economia – 05/09/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o mercado de trabalho segue resiliente. Houve nova surpresa positiva em relação aos dados do payroll divulgados na última sexta-feira, que mostraram criação de 315 mil vagas de emprego em agosto, acima do esperado pelo mercado (298 mil). As maiores contribuições para o número vieram do setor privado, com destaque para o setor de serviços, no qual foram criadas 263 mil vagas no mês. A taxa de desemprego voltou a subir na margem, de 3,5% para 3,7%. Essa alta deveu-se ao aumento da taxa de participação. Os ganhos salariais por hora cresceram ligeiramente abaixo do esperado (0,3% M/M contra 0,4% M/M). No todo indicadores mostram a continuidade de um mercado de trabalho forte, mas com alguns sinais interessantes para o Fed – principalmente o aumento na taxa de participação. Esse será um ponto de atenção dos mercados nas próximas divulgações uma vez que o eventual aumento da oferta de trabalho representaria um bom sinal pra perspectiva inflacionária.

Na China, o PMI de serviços Caixin de agosto veio ligeiramente acima do esperado (55 contra 54) e manteve-se em nível de expansão (superior a 50), refletindo a reabertura da economia depois dos lockdowns realizados ao longo do 2º trimestre.

Na Zona do Euro, os dados divulgados no overnight seguiram apontando desaceleração da atividade. A leitura final do PMI de serviços de agosto ficou abaixo de 50, em 49,8 ante expectativa de 50,2. Houve piora, também, no índice Sentix de confiança do investidor referente a setembro, que caiu de -25,2 para -31,8. As vendas no varejo de julho na Zona do Euro subiram 0,3%, marginalmente abaixo do esperado (0,4%).

Hoje a agenda global de dados ficará esvaziada em razão do feriado nos EUA.

Economia Nacional

A produção industrial referente ao mês de julho avançou 0,6 M/M, em linha com o esperado (0,5% M/M), revertendo a queda de 0,5% M/M observada em junho. A expansão foi fomentada pelas altas 2,2% M/M e 0,9% M/M das categorias Bens Intermediários e Bens de Consumo, respectivamente. No acumulado em 12 meses, o setor industrial registrou contração de 3%, e queda de 0,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O destaque da agenda doméstica, hoje, é a divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central. No front político os mercados estarão atentos a mobilização do 7 de setembro e nas pesquisas eleitorais.

Topo