Hoje na Economia – 05/09/2023

Hoje na Economia – 05/09/2023

 Cenário Internacional

Na China, o PMI Caixin de Serviços referente a agosto, que foi divulgado nesta madrugada, surpreendeu negativamente a expectativa mediana dos analistas e veio abaixo do esperado (51,8 vs. 53,5), desacelerando em relação ao dado anterior (54,1).

Na Zona do Euro, a leitura final do PMI de Serviços de agosto foi revisada ligeiramente para baixo, de 48,3 para 47,9. A inflação ao produtor, também divulgada nesta madrugada, registrou variação de -0,5% M/M em julho, acima do esperado pelo consenso de mercado (-0,6% M/M) e consistente com deflação acumulada nos últimos 12 meses de -7,6%. A expectativa de inflação apurada pelo ECB (European Central Bank) para os próximos 12 meses permaneceu em 3,4%, enquanto a inflação esperada para 3 anos à frente subiu de 2,3% para 2,4%.

Hoje a agenda global terá como destaque a divulgação das encomendas à indústria em julho nos EUA, cujo núcleo deve mostrar ligeira alta de 0,1% M/M.

 Cenário Brasil

A produção industrial contraiu 0,6% M/M em julho, ante queda esperada pelos analistas de -0,3% M/M. Na comparação interanual, a indústria acumula variação de -1,1%. A surpresa negativa no dado de julho teve contribuição da indústria extrativa, que recuou 1,4% M/M nessa leitura. Entre as categorias de uso, destacaram-se negativamente as produções de bens de capital (-7,4% M/M) e de bens duráveis (-4,1% M/M). No todo, a produção industrial de julho mais fraca do que o esperado corrobora o prognóstico da SulAmérica Investimentos de desaceleração da atividade econômica no 3° trimestre.

Topo