Hoje na Economia 05/10/2015

Hoje na Economia 05/10/2015

Edição 1371

05/10/2015

Mercados operam em alta, em dia de poucos eventos importantes do ponto de vista econômico. O maior apetite ao risco é motivado pela percepção de que os fracos dados sobre o mercado de trabalho divulgados nos EUA na sexta-feira devem levar o Fed a postergar para 2016 o início da alta dos juros básicos americanos. O possível adiamento do ajuste monetário deve manter elevado o apetite à ativos de risco, principalmente ações e commodities.

Na Ásia, os mercados de ações operaram em alta, levando o índice regional a registrar o melhor resultado dos últimos três meses. O índice MSCI Asia Pacific fechou o dia com valorização de 1,3%. Na China expectativas sobre novas medidas de estímulos impulsionaram os mercados. O Xangai Composto apurou ganho de 0,48% no pregão de hoje, enquanto o Hang Seng de Hong Kong encerrou o pregão com alta de 1,62%. No Japão, o índice Nikkei apurou valorização de 1,58%, com investidores japoneses apostando que o Fed vai manter os juros nos atuais patamares ainda por muito tempo. O dólar é negociado a 120,30 ienes, com ligeira depreciação ante a moeda japonesa.

Na Europa, o quadro não é diferente. O índice pan-europeu de ações STOXX600 registra alta de 2,32%, no momento. Londres sobe 2,12%; Paris opera com valorização de 3,18%, enquanto Frankfurt registra ganho de 2,42%. O euro é cotado a US$ 1,1268 com valorização de 0,68% frente à divisa americana.

Após o relatório de emprego americano mostrar enfraquecimento do mercado de trabalho, pelo segundo mês consecutivo, num sinal de que a economia americana deve mostrar crescimento mais fraco no 3º trimestre, os investidores passaram a apostar no mês de março/16 como o momento da primeira alta das taxas dos Fed Funds. Neste contexto, o dólar mostra forte recuo frente às principais moedas, enquanto o juro pago pelo T-Bond de 10 anos situa-se em 2,00% ao ano. Os índices futuros dos S&P e D&J operam em alta, registrando +0,51% e +0,95%, respectivamente, no momento.

As commodities também são beneficiadas no dia de hoje. O índice Bloomberg Commodity registra alta de 0,60%, nesta manhã. O petróleo tipo WTI é negociado a US$ 46,18/barril, alta de 1,41%.

A Bovespa poderá manter seu bom momento a depender do ambiente internacional favorável aos ativos de risco. Da mesma forma, o recuo dos juros das Treasuries, acompanhado pela queda do dólar em termos globais, deve manter em baixa as taxas de juros domésticas e favorecer o real. No entanto, a semana abre com importantes pontos de incertezas que podem colocar em risco esse quadro. Investidores estarão atentos às notícias em relação à votação dos vetos à "pauta bomba" (terça-feira) e o julgamento das contas do governo federal pelo TCU, previsto para quarta-feira.

Topo